IFD e FEI têm 100M€ para start-ups e PME em Portugal

A Instituição Financeira de Desenvolvimento e o Fundo Europeu de Investimento vão lançar um programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal.

Portugal Tech é o novo programa de investimento da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e do Fundo Europeu de Investimento (FEI), numa combinação de fundos institucionais e privados.

“A IFD e o FEI concluíram negociações para o lançamento de um novo programa de investimento, numa combinação de fundos nacionais, provenientes do IAPMEI, e europeus para investir em projetos de transferência tecnológica, start-ups e PME portuguesas”, referem as duas entidades à agência Lusa.

O contrato para o estabelecimento de um novo instrumento de capital de risco será assinado no próximo dia cinco de dezembro. O objetivo passará por atrair para Portugal fundos de capital – de domínio público e/ou privado – para investimento em start-ups e PME portuguesas.

Ao todo serão 100 milhões de euros alocados para este programa, onde cada entidade injeta 50% do capital. Em esclarecimentos à Lusa, as organizações pretendem mobilizar entre 40 e 100 milhões de euros adicionais provenientes de investidores privados e institucionais.

O programa vai selecionar equipas portuguesas experientes na gestão de fundos de capital de risco que não só sejam capazes de investir em empresas comuns, como também em projetos desenvolvidos por estudantes universitários, centros de investigação, incubadores e aceleradoras.

Comentários

Artigos Relacionados