Health Cluster Portugal quer investir mil milhões de euros em I&D até 2030

O Plano de Desenvolvimento da Saúde do Health Cluster Portugal (HCP) elege o investimento em I&D como um dos seus objetivos estruturantes, considerando importante o reforço na componente empresarial até ao 2030.

O Plano de Desenvolvimento da Saúde do Health Cluster Portugal (HCP) lançado esta semana está estruturado na valorização do conhecimento e no reforço no investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D). Mil milhões de euros anuais é a meta para 2030, sendo que 2/3 têm origem no setor empresarial e 1/3 no não empresarial.

O plano traça orientações em áreas que irão trazer mais competitividade ao setor da saúde e mais dinamismo à economia nacional. Assim, para além do objetivo de atingir os mil milhões de euros de investimento anual em I&D e prevê a criação de emprego qualificado e muito qualificado com cerca de 20 mil novos postos de trabalho, bem como o estímulo à geração de um VAB em torno dos 2,6 mil milhões anuais e atingir um volume anual de exportações de 5 mil milhões.

O HCP salienta a necessidade de elaborar um plano de ação que reconheça, em definitivo, a importância estratégica do ecossistema da saúde e fomente o aumento da sua atratividade e competitividade no contexto europeu e mundial.

Para que estas metas sejam alcançadas será necessário um investimento entre 2,5 e 3,5 mil milhões de euros em seis áreas concretas: medicamentos inovadores, smart health, medicamentos essenciais, dispositivos médicos, ensaios clínicos e valorização do conhecimento.

“Há uma oportunidade, provavelmente irrepetível, de darmos o salto que a nossa ambição reclama e que os resultados do bom desempenho de toda a cadeia de valor da Saúde (das universidades às empresas, passando pela prestação de cuidados) possibilitam. Há um forte aumento da perceção da importância e da centralidade da Saúde no nosso desenvolvimento coletivo e há um conjunto de relevantes recursos financeiros disponíveis no PRR e no Portugal2030. O Plano de Desenvolvimento da Saúde é o instrumento estratégico que faltava”, afirmou Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal, em comunicado.

Comentários

Artigos Relacionados