Hábitos que as pessoas de sucesso não dispensam… e que não custam dinheiro!
Nem só de dinheiro é feita a vida das pessoas bem sucedidas. Há rotinas e práticas diárias, que não custam nada, e que não dispensam. E que todos podemos aplicar no nosso dia a dia.
Uma boa ideia, motivação, persistência, dinheiro e o qb de sorte estão na base do sucesso de muitas individualidades do panorama internacional. Mas não só. Também os hábitos e práticas diárias têm, muitas vezes, um peso significativo para ajudar a chegar ao topo. O Entrepreneur reuniu alguns dos hábitos das pessoas de sucesso.
Acordar cedo
Já diz o tradicional ditado que “deitar cedo e cedo erguer…”. O lema parece ter sido adotado por personalidades como Barack Obama, Richard Branson, Jack Dorsey, Larry Schultz ou Tim Cook, conhecidos por começarem o dia bem cedo. Enquadram-se no perfil de madrugadores e como tal começam os seus dias antes de todos os outros, seja a fazer exercício ou a despachar trabalho pendente. Tendem a ser mais proativos, segundo algumas pesquisas.
Meditação
Oprah Winfrey, Rupert Murdoch, Russel Simmons, Arianna Huffington, Bill Ford ou Padmasree Warrior atribuíram à mediação uma componente importante no sucesso que alcançaram. Cuidar da mente, a par do corpo – com exercícios, uma alimentação saudável e horas de sono suficientes – também contribui para aumentar as hipóteses de sucesso.
Network
As pessoas bem sucedidas sabem bem a importância do networking. Uma rede de contactos sólida aumenta a as chances de conseguir um emprego ou uma colocação numa posição de destaque. Já Dale Carnegie no seu livro “How to Win Friends & Influence People” falava da importância da rede de contactos.
Manterem-se ocupados
Ócio é uma palavra que não faz parte do vocabulário das pessoas de sucesso, que raramente ficam ociosas, trabalhando, muitas vezes, entre 60 a 65 horas. Veja-se o caso de Elon Musk que assume trabalhar de 80 a 100 horas por semana. “Esse é o tipo de ética de trabalho que um empresário precisa ter” defende o fundador da SpaceX e daTesla Motors.
Ler em vez de ver televisão
Thomas Corley, autor de ” Rich Habits: The Daily Success Habits Of Wealthy Individuals “, afirma que 67% das pessoas ricas só veem televisão uma hora, ou menos, por dia. Descobriu também que apenas 6% dos ricos assistem a reality shows, contra os 78% de pessoas mais pobres que o fazem. Além disso, 86% dos ricos adoram ler. 88% afirma ler diariamente cerca de 30 minutos como forma de autoaperfeiçoamento.
Saber dizer “não”
Já diz Warren Buffett que “a diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem sucedidas é que as pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo”. No fundo, esta frase destaca o facto de as pessoas bem sucedidas perceberem que ao dizerem “não” ao trabalho extra e às atividades que desperdiçam tempo, podem concentrar-se em aumentar a produtividade. Se disserem “sim” a tudo distraem-se e não se focam nas tarefas que têm em mãos.
Escrever listas de tarefas
Pessoas bem sucedidas são conhecidas por escreverem listas de tarefas na noite anterior e assim definirem as prioridades para o dia seguinte. Servem também para identificar as tarefas mais importantes do dia.
Administrar o dinheiro
A capacidade de gerirem bem as suas finanças é outra faceta das pessoas bem sucedidas. Ou seja, sabem investir o dinheiro com sabedoria, procuram novas oportunidades e reservam fundos de emergência. Acabam por ser mais generosos e dispostos a ajudar quem precisa de ajuda.
Definem metas e visualizam
Uma grande parte dos empreendedores bem sucedidos pratica o hábito de escrever regularmente os seus objetivos, planos ou visões para o sucesso. Fazem isso na noite anterior, ou na primeira hora da manhã, para estarem preparados para enfrentar os desafios que os esperam no dia de trabalho.








