Grupo italiano ImpactLab compra portuguesa HeartGenetics
A empresa portuguesa HeartGenetics passou a integrar o ImpactLab Group, um negócio que também representa um exit para a Armilar Venture Partners, principal shareholder da empresa.
Especializada no desenvolvimento de software de bioinformática e testes genéticos personalizados, a portuguesa HeartGenetics foi adquirida pelo ImpactLab Group. A operação foi comunicada ontem e confirma a aquisição da totalidade do capital social.
Com este negócio, o grupo italiano, fundado em 2015, quer reforçar a sua rede internacional de serviços genéticos e tornar-se líder nos principais mercados deste setor, cobrindo a maioria das especialidades médicas, tecnologias laboratoriais e know-how de bioinformática. Por sua vez, com a integração na ImpactLab, a HeartGenetics, uma spin-off do Instituto Superior Técnico criada em 2013, agiliza o seu processo de expansão no mercado B2B e a ampliação do serviço online em Espanha, Portugal e América do Sul.
“A HeartGenetics provou ter as skills para desenvolver novos testes genéticos e software tendo em consideração todo o processo de investigação e desenvolvimento (seleção de genes e variantes, risco de doença modelos, relatórios baseados em aprendizagem automática e materiais de informação do produto). Estas skills serão cruciais para o desenvolvimento futuro de testes genéticos acessíveis e será fundamental no desenvolvimento de novos testes para o mercado da medicina preventiva”, referiu Vittorio Grazioli, CEO do grupo ImpactLab.
Ana Teresa Freitas, CEO e cofundadora da HeartGenetics, continua a exercer a mesma função e apoiará o desenvolvimento da empresa e a sua integração no grupo ImpactLab. Além disso, a HeartGenetics também continua a manter a sua marca própria e a servir os clientes em Portugal, Brasil, Holanda e Espanha. Simultaneamente, terá a oportunidade de começar a gerar vendas em Itália.
“Em 2013, tivemos a visão de criar uma empresa que pudesse usar dados genéticos e ferramentas computacionais para melhorar a saúde para todos. A aquisição da HeartGenetics pela ImpactLab é uma oportunidade incrível e única de construir sobre essa visão, melhorar as nossas capacidades digitais e bioinformáticas, e aprofundar as nossas raízes no campo da medicina personalizada. Para uma start-up no campo de diagnóstico, esta aquisição representa uma grande conquista para o ecossistema de start-ups portuguesas de saúde”, afirmou Ana Teresa Freitas.
A concretização desta operação também representa um exit para a Armilar Venture Partners, o principal shareholder da start-up portuguesa.