Grupo de capital de risco CVC compra empresa de Valência especialista em pedra
A Neolith produz e comercializa pedra para cozinhas, casas de banho, bem como para outras aplicações, como mobílias, fachadas e revestimentos. O valor do negócio não foi divulgado.
A CVC Capital Partners VIII, plataforma de capital de risco, chegou a acordo para adquirir o grupo Neolith, o líder global da indústria de pedra sinterizada. O grupo era até agora controlado em conjunto pela Investindustrial e pelos seus fundadores, a família Esteve.
O histórico da Neolith, aliado ao seu forte crescimento orgânico, aos níveis de rentabilidade ao longo dos últimos anos e ao seu posicionamento único, constituíram os fatores decisivos para esta aquisição, explica a CVC Capital Partners VIII em comunicado.
“O Grupo Neolith simboliza o que procuramos em qualquer investimento: um mercado global em crescimento, um modelo de negócio único e uma equipa multidisciplinar, muito preparada, motivada e internacional. A nossa visão é aumentar significativamente o seu valor a longo prazo e ajudar a empresa a desenvolver todo o seu potencial, mantendo níveis de crescimento sustentável, e apostando na tecnologia, na investigação e no desenvolvimento de materiais avançados, bem como no design e na marca,” sublinha Javier de Jaime, Managing Partner da CVC.
Fundada em 2009, a Neolith é a pioneira na criação de pedra sinterizada, um processo que dá solidez ao material, e está hoje presente em 100 países. Há três anos, antes da pandemia, gerava receitas anuais de aproximadamente 110 milhões de euros e empregava mais de quatro centenas de pessoas.
“O segmento da pedra sinterizada é o nicho de mercado das soluções para superfícies de design de topo de gama, que está a registar os níveis de crescimento mais rápidos deste sector”, comentou o empresário britânico Andrea C. Bonomi, presidente do Industrial Advisory Board da Investindustrial, que entrou no capital da Neolith em 2019, aquando da compra de uma posição maioritária no grupo.
Em Portugal, os produtos da Neolith são distribuídos pela Granitrans, uma empresa familiar com sede em Negrais.