Google obtém licença para serviços financeiros na Europa
A imprensa internacional revelou ontem que a Google obteve luz verde para fornecer serviços financeiros na Lituânia.
O fenómeno fintech continua a marcar a atualidade e desta vez a protagonista é a Google. A imprensa internacional revelou ontem que a gigante tecnológica conseguiu uma licença na Lituânia que lhe permite fornecer serviços financeiros no país.
Atribuída pelo Banco da Lituânica, a referida licença foi obtida pela Google Payments, empresa operada pela Alphabet. Na sequência deste licenciamento, que lhe dá possibilidade de operar em toda a União Europeia, a Google poderá processar pagamentos, emitir dinheiro eletrónico e gerir carteiras digitais.
Até agora, através do Google Pay, a empresa podia armazenar cartões numa wallet e pagar em lojas online ou na app. Também permitia aos utilizadores usarem os smartphones para fazerem pagamentos.
A entrada da Google no sistema financeiro da União Europeia não é único. Vejam-se os casos do Facebook, licenciado para disponibilizar serviços financeiros na Irlanda, e da Amazon Paymnets Europe que está licenciada no Luxemburgo.
À Bloomberg, um responsável da Google referiu: “”Estamos constantemente a trabalhar para apoiar os nossos clientes na Europa. Candidatámo-nos a uma licença de pagamento na Lituânia como parte desses esforços, para além de mantermos discussões relacionadas com projetos em toda a Europa”.








