Farmacêutica suíça investe 15 milhões em fábrica em Portugal

A farmacêutica suíça Labatec inaugurou a primeira fábrica em Sintra, um investimento de 15 milhões de euros, cuja produção se destina totalmente “à exportação”, e prevê contratar 100 pessoas no espaço de cinco anos.

A farmacêutica suíça Labatec investiu 15 milhões de euros na sua primeira fábrica em Portugal. A companhia inaugurou hoje esta unidade industrial localizada em Mem Martins, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

A empresa já contratou 40 trabalhadores e prevê recrutar mais 100 trabalhadores nos próximos três a cinco anos. Todos os medicamentos produzidos nesta unidade destinam-se aos mercados da Suíça, do Médio Oriente e do Norte da África.

A unidade conta com uma área de 4.000 metros quadrados, incluindo escritórios, produção, embalamento, laboratórios e armazém.

A fábrica tem uma capacidade inicial de produção de 250 milhões de comprimidos, mas é possível expandir a sua produção para dois mil milhões de comprimidos por ano.

Fundada na Suíça, a empresa tem mais de “60 anos de experiência no fornecimento de produtos de alta qualidade para 12 países, incluindo Suíça, Médio Oriente e África, com mais de 70 produtos e 280 referências no seu portfolio atual”.

“Um dos principais objetivos da Labatec é vir a produzir para o mercado europeu e mercados de exportação, sendo que Portugal se encontra geograficamente muito bem posicionado para esse efeito. Viemos para ficar e para investir a longo prazo, pelo que nos próximos três a cinco anos temos em plano a contratação de mais 100 novos colaboradores para integrarem os quadros da Labatec em Portugal”, disse em comunicado Faisal Darwazeh, presidente executivo da Labatec.

Por sua vez, Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, afirmou que “a
Labatec é um projeto alinhado com as prioridades de captação de IDE e o espelho do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de atração de investimento de elevado valor acrescentado, criador de posto de trabalho qualificados, em setores altamente exportadores. Graças a um esforço conjunto, entre diferentes parceiros, desde logo a Câmara Municipal de Sintra”.

A empresa diz contar “com um extenso portefólio, composto por mais de 70 produtos e 280 referências. A Labatec desenvolve medicamentos (comprimidos sólidos orais) focados no sistema músculo-esquelético e exporta, para vários mercados, medicamentos para oftalmologia, analgésicos, saúde da mulher, entre outros.

A Labatec foi adquirida em 2008 pelo Dr. Samih Darwzah, fundador da Hikma Pharmaceuticals PLC, uma empresa farmacêutica cotada na bolsa de valores de Londres e a operar em mais de 31 países”.

 

Comentários

Artigos Relacionados