Farfetch lança ferramenta para avaliar a pegada do consumo de moda

Os clientes da Farfetch já podem calcular a pegada ambiental do que vestem através da plataforma criada pela marca para o efeito.
A Farfetch, plataforma global para a indústria da moda de luxo, anunciou o lançamento de uma ferramenta de permite medir a pegada ambiental da moda de forma a ajudar os consumidores a verem facilmente como podem ajudar o planeta através das roupas e acessórios que têm nos seus roupeiros. Ou seja, através do site Farfetch.com, os consumidores, ao optarem por comprar um produto, podem ponderar quais os materiais que podem reduzir o impacto ambiental da sua compra e, por outro lado, ver as poupanças ambientais possíveis ao incorporarem compras em segunda-mão nos seus hábitos de consumo.
A pesquisa, encomendada pela Farfetch em parceria com a QSA, ICARO e London Waste and Recycling Board (LWARB), incidiu em duas áreas especificas: As taxas de deslocação ou seja, averiguar se a compra de um artigo de moda em segunda mão substituir a compra de um novo item, reduzindo assim a procura de itens adicionais que requerem novos recursos?; e ainda “Quais são os impactos ambientais médios (carbono, água, resíduos) para artigos de moda, que podem ser aplicados com a taxa de deslocação acima para dar uma indicação das poupanças ambientais quando alguém compra um item em segunda mão?
“Os dados existentes mostram que a revenda de luxo representa um mercado de 24 mil milhões de dólares que está a crescer quatro vezes mais rápido do que o mercado primário de luxo, em parte devido ao interesse dos consumidores em moda sustentável, mas os dados sobre o impacto ambiental da revenda são limitados”, afirmou Thomas Berry, diretor de Negócios Sustentáveis da Farfetch em comunicado.
A Farfetch tem vindo a vender online uma seleção de moda em segunda não e vintage, e em 2019 lançou dois serviços que oferecem aos clientes a capacidade de vender ou doar os seus artigos em segunda mão. Quisemos compreender melhor os benefícios ambientais de todos desses modelos, uma vez que continuamos a focar-nos em projetos que permitam a nós e aos nossos parceiros reduzir os impactos ambientais”, acrescentou aquele profissional.
De acordo com o comunicado da Farfetch, o projeto é parte da iniciativa de sustentabilidade “Positivamente Farfetch” lançada no ano passado. Trata-se de um compromisso assumido pela empresa que quer capacitar a pensar, agir e escolher positivamente. O objetivo desta ferramenta é dar às pessoas uma boa indicação sobre os impactos ambientais e percebemos que isso mudará com base em produtos e cenários específicos.