EX Capital reúne empreendedoras e fundadoras de start-ups no Porto
A sociedade de investimento EX Capital vai reunir empreendedoras e fundadoras num evento no Porto. É já no dia 15 de setembro.
O evento chama-se “EX Capital Sessions” e vai reunir algumas mulheres ligadas a start-ups nacionais no próximo dia 15 de setembro, no Porto. Esta primeira iniciativa da EX Capital, sociedade de investimento lançada pelos fundadores da Sword, em conjunto com a equipa fundadora da empresa, está dividida em três painéis de debate, um dedicado às fundadoras, outro às responsáveis em sociedades de capital de risco, e terminará com uma um fireside chat entre Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health, e Beverly Anderson, membro do board executivo da Sword.
No painel das fundadoras marcam presença Marta Cardeano, fundadora da Nosy Wine Club, Sara Gonçalves, cofundadora e CEO da Actif, Amélia Santos, cofundadora e CEO da Innuos, e Joana Paiva, cofundadora da iLof.
Por sua vez, o painel das responsáveis em sociedades de capital de risco será composto por Sofia Queiroz, Investment Associate na Mustard Seed Maze, e por Sofia Santos, Partner na Faber.
“A missão da EX Capital é apoiar fundadores e empreendedores com menor representatividade, como é o caso das mulheres. Em 2021, as mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores e as mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021. Parece-nos claro que não é só necessária uma maior representatividade, mas, sobretudo, dar voz e criar oportunidades relevantes”, explicou André Eiras, cofundador da EX Capital.
Esta primeira edição das “EX Capital Sessions” é aberta à comunidade e realiza-se no escritório da Sword Health no Porto.
A EX Capital é uma sociedade de investimento lançada em abril deste ano pelos fundadores da Sword (Virgílio Bento e Márcio Colunas), em conjunto com André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel. Pretende investir em start-ups tecnológicas à escala global e apoiar fundadores com menor representatividade e dar-lhes acesso a investimento. O objetivo é maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso dessas start-ups, independentemente do seu local de fundação, género, raça ou etnia dos seus fundadores.