Engenheira espanhola cria tecido capaz de produzir energia elétrica

Tecido que aproveita a radiação solar e produz eletricidade. Esta é a base dos tecidos usados em toldos criados pela espanhola Ana Rodes, diretora do centro tecnológico têxtil Aitex.

Ana Rodes é engenheira, e diretora de projetos de I&D do centro tecnológico têxtil Aitex, e desenvolveu um tecido capaz de converter as radiações solares em energia elétrica. O projeto integra células fotovoltaicas para aproveitar o máximo de energia solar, mas conservando a flexibilidade, versatilidade, leveza e resistência do tecido.

Os tecidos são geradores sustentáveis de energia, de fácil transporte e adaptação ao local de instalação, e com  resistência a condições climatéricas mais adversas. Podem ser usados em estruturas com muita exposição solar como toldos, tendas, guarda-sóis, pérgulas ou telhados e são uma alternativa sustentável aos painéis solares tradicionais.

Ana Rodes aposta, assim, em painéis de película fina, flexíveis, leves e semitransparentes em que as células fotovoltaicas são de fácil integração em vidros, cerâmicas, fachadas e tetos. De facto, a autora deste projeto, propõe a sua combinação (das células) com os têxteis, porque “o protótipo foi feito à escala de uma estrutura têxtil esticada, sendo capaz de alimentar um sistema de iluminação LED e carregar o telemóvel”.

De acordo com a engenheira espanhola, e perante um dos maiores desafios atuais do planeta, o esgotamento dos recursos naturais, “o objetivo deste projeto é aproveitar a energia de forma mais sustentável, seja em barracas fotovoltaicas, ou mesmo tendas, estufas, painéis publicitários e mesmo cobertura de andaimes”, explicou ao El País.

Comentários

Artigos Relacionados