Empresas com Estatuto Inovadora COTEC 2025 representam 30% da despesa empresarial em I&D

A indústria transformadora volta a afirmar-se como o setor com maior representatividade entre as candidaturas e os estatutos atribuídos.

As empresas distinguidas com o Estatuto INOVADORA COTEC 2025 são responsáveis por 832 milhões de euros, valor que representa 30% da totalidade da despesa em Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizada em 2023 pelo setor empresarial em Portugal. “Este dado confirma o impacto decisivo deste grupo de empresas no sistema nacional de inovação e a relevância crescente do Estatuto como instrumento de reconhecimento e valorização da inovação empresarial”, avança a COTEC em comunicado.

Na 5.ª edição da iniciativa, promovida pela COTEC Portugal em parceria com os principais bancos nacionais, foram atribuídos 1159 estatutos de INOVADORA COTEC, num universo de 1551 candidaturas.

Segundo Jorge Portugal, diretor Geral da COTEC, “a comunidade de empresas inovadoras já possui por mérito uma identidade própria e constitui um verdadeiro radar da economia que queremos para o futuro de Portugal, onde a competitividade resulta da capacidade de combinar – em qualquer escala do negócio – conhecimento, capital e cultura organizacional para criar valor de forma sustentável”.

A indústria transformadora volta a afirmar-se como o setor com maior representatividade entre as candidaturas e os estatutos atribuídos, confirmando o seu papel estruturante na dinâmica da inovação nacional, diz a empresa.

A distribuição da despesa de investimento revela forte concentração do investimento num numero reduzido de empresas. O TOP 10% de empresas que mais investe (116 empresas) representa 61% do volume total de investimento.

A distribuição territorial evidencia o centro-norte do país como principais centros de dinamismo económico e tecnológico, com os municípios de Lisboa, Porto, Braga, Maia e Vila Nova de Famalicão a liderarem ao nível absoluto o número de empresas distinguidas. Nas categorias de municípios de dimensão média e pequena, a liderança vai para Águeda, Marinha Grande e Aveiro (médios) e Batalha, Alcanena e Sever do Vouga (pequenos).

Nesta edição 276 empresas que conquistaram o Estatuto pela primeira vez e 226que renovam o Estatuto pela quinta vez consecutiva, desde o lançamento da iniciativa.

 

Comentários

Artigos Relacionados