Empreendedores em turismo: NEST e Startup Lisboa lançam programa de inovação
O Centro de Inovação do Turismo e a Startup Lisboa anunciaram o Tourism Solutions Now! A ideia mais inovadora ganha 5 mil euros. As candidaturas são até 17 de julho.
Já estão a decorrer as inscrições para o programa de inovação Tourism Solutions Now!, uma iniciativa conjunta do NEST – Centro de Inovação do Turismo, e da Startup Lisboa e que tem como target empreendedores portugueses e estrangeiros com projetos que respondam aos desafio do turismo em Portugal. Podem candidatar-se indivíduos ou equipas que tenham uma ideia de negócio enquadrada num dos seguintes vetores de inovação: soluções sustentáveis; dados e insights; seamless experience; desenvolvimento de soluções digitais para empresas (sobretudo PME, para otimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização).
As candidaturas começaram ontem e terminam no dia 17 de julho. Os empreendedores selecionados participarão num programa de 28 horas que vai ter lugar entre os dias 22 e 29 de julho. Neste período, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as suas ideias, ao mesmo tempo que são acompanhados com atividades como webinares, sessões de mentoria (com profissionais com experiência no setor do turismo), talks inspiracionais, sessões de trabalho, dinâmicas de grupo e sessões de networking.
No final, serão escolhidos cinco projetos para serem acompanhados, de setembro a dezembro de 2020, pela Startup Lisboa. Além disso, o vencedor ganhará ainda um prémio de cinco mil euros.
Esta iniciativa está inserida no programa Tourism Now!, do NEST – Centro de Inovação do Turismo, um programa criado em abril deste ano, que oferece espaço de trabalho colaborativo e webinars, e visa promover o empreendedorismo, criando pontes entre os diversos players com o objetivo de preparar o futuro do turismo.
“Acreditamos que estamos a viver um momento crítico na redefinição do que vai ser o turismo nos próximos anos e por isso queremos, com este programa, apoiar os empreendedores que tenham projetos com potencial para reinventar a indústria”, referiu Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Por sua vez, Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, frisou que esta quis responder ao desafio lançado pelo NEST. “Desenvolvemos um programa que tem como objetivo apoiar os empreendedores desta área a desenvolver soluções inovadoras e capazes de responder ao contexto que vivemos”, salientou.








