Num currículo de sucesso há uma mão cheia de elementos obrigatórios. Saiba quais são, segundo Mundo Ageas, as regras que deve seguir quem está à procura de emprego ou de um novo desafio profissional.

Elaborar o curriculum vitae (CV) não é muitas vezes sinónimo de descarregar um template da internet e preenchê-lo com as suas informações. Mas um currículo de sucesso tem de apresentar alguns elementos obrigatórios ou corre o risco de ir parar à pilha das propostas rejeitadas, alerta o Mundo Ageas, marca do grupo Ageas Portugal. Afinal, este é o documento que irá permitir ao recrutador criar uma primeira opinião sobre si.

Um estudo da plataforma brasileira de emprego Catho, que contou com a colaboração de mais de 400 profissionais de recursos humanos, constatou que, em média, por cada 100 currículos recebidos apenas 15 são lidos com mais atenção.

Se quer que o seu CV passe no crivo dos recrutadores eis os cinco elementos que, de acordo especialistas na elaboração de currículos do Mundo Ageas, não podem faltar num currículo vencedor.

  1. Informação completa, mas sucinta

Um currículo de sucesso é constituído, no máximo, por duas páginas, mas se conseguir condensar tudo o que precisa numa só página, melhor ainda. A seleção da informação é muito importante na elaboração do currículo e, por exemplo, mencione apenas os dados de formação/académicos que são importantes para a vaga a que se está a candidatar, de forma a manter o CV curto e pertinente.

  1. Escrita irrepreensível, que inclua palavras-chave

Atualmente, os currículos são ficheiros eletrónicos que antes de chegarem aos olhos dos especialistas em recursos humanos, passam pelos ATS – Applicant Tracking Sytems ou Sistemas de Rastreamento de Candidatos, programas informáticos usados pelas empresas para tornar o processo de seleção mais rápido e eficiente.

O ATS está preparado para pesquisar palavras-chave definidas como prioritárias pelo empregador. Os currículos onde os bots não identifiquem palavras-chave suficientes são arquivados de forma automática e não chegam a ser lidos por um humano. Para garantir que o ATS seleciona o seu currículo, este deve ser um ficheiro word ou pdf editável e nunca uma imagem. Leia o anúncio de emprego com atenção e use os mesmos termos no seu currículo. Por exemplo, se este pede “competências informáticas” não escreva “conhecimentos informáticos”.

  1. Layout simples, mas apelativo 

Um currículo de sucesso deve ser apelativo, mas da lista de elementos obrigatórios não constam grafismos ou tipos de letra rebuscados. O layout deve ser simples e os tipos e letras utilizadas devem ser comuns a todos os sistemas operativos, como Arial ou Times New Roman. Desta forma, o currículo será validado pelo ATS e irá proporcionar uma fácil leitura à pessoa encarregue de o analisar. Pode usar tamanhos de letra diferentes, tópicos destacados a negrito e conteúdos por pontos.

  1. Verdade e autenticidade 

Elabore o seu currículo de raiz, evitando cair na tentação de usar formulários disponíveis na internet onde só falta colocar os seus dados. Estes são currículos impessoais e não chamam a atenção de quem está a avaliá-los. Seja verdadeiro e não refira competências que não tem ou cursos que não fez. A veracidade do que consta no seu CV pode ser facilmente confirmada – ou desmascarada – na entrevista. Utilize o cabeçalho para fazer um pequeno resumo sobre si, aproveitando palavras e expressões que vão ao encontro do que o empregador procura, mencionando até dados da empresa para mostrar o seu interesse e conhecimento sobre a mesma.

  1. Informação sempre atualizada

É igualmente importante manter o seu currículo atualizado. Com o passar do tempo e a aquisição de novos conhecimentos e competências, a menção a experiências anteriores deixa por vezes de fazer sentido. Os profissionais aconselham a não incluir referências com mais de 10 anos. Também é bom manter-se informado sobre o que os recrutadores valorizam num dado momento.

Por exemplo, hoje em dia é mais importante colocar (na secção dos dados pessoais) os links para os seus perfis nas redes profissionais do que colocar a morada, data de nascimento ou estado civil.

Comentários