EIT Digital Venture Program abre inscrições para apoiar projetos digitais. Há 25 mil euros em prémios.

Programa volta a abrir candidaturas para ajudar novos projetos na área da tecnologia digital a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano. Inscrições até 16 de abril.

Nos últimos seis anos, mais de 200 empreendedores europeus foram apoiados e mais de 124 start-ups foram lançadas, graças ao EIT Digital Venture Program. Este ano, o programa volta a abrir candidaturas para ajudar novos projetos inovadores na área da tecnologia digital a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano, através de mentoria, formação e prémios monetários até 25 mil euros.

Projetado para os países Bálticos e do leste e sul da Europa, o EIT Digital Venture Program visa apoiar equipas empreendedoras em fase early-stage na sua jornada para o mercado. As candidaturas já se encontram abertas em Portugal e em 21 outros países europeus.

De acordo com o líder do EIT Digital Venture Program, Mirko Tadic, “a 6ª edição do EIT Digital Venture Program é uma oportunidade comprovada para as equipas empreendedoras que desejam iniciar as suas start-ups de deep tech [tecnologia mais profunda] e fazer parte do maior ecossistema de inovação digital da Europa. Estou entusiasmado para ver o rumo que a próxima geração de empreendedores tomará, com o apoio e os recursos que receberão”.

As equipas selecionadas beneficiarão de um programa intensivo de pré-aceleração durante um período de oito semanas, no qual terão formação e mentoria, em particular, sobre como desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP), estabelecer uma entidade legal e angariar fundos com investidores.

O programa inclui ainda eventos exclusivos, como os “Pitch Days” finais, onde as equipas terão a oportunidade de validar as suas soluções junto de investidores, potenciais clientes e especialistas da comunidade de tecnologia e empreendedorismo.

Ao serem selecionados, todos os projetos terão acesso a uma parcela inicial de 5 mil euros. Outros 10 mil euros serão atribuídos às equipas que concluírem o programa e incorporarem a sua empresa no período estabelecido. Por fim, os dez primeiros projetos que encontrarem um investidor e angariarem financiamento até o final de novembro de 2023, no valor mínimo de 50 mil euros, terão direito a um prémio  adicional de 10 mil euros, elevando o apoio total do EIT Digital para 25 mil euros.

Em Portugal, o EIT Digital Venture Program será executado com o apoio da Building Global Innovators (BGI).

As candidaturas encontram-se abertas até 16 de abril.

Comentários

Artigos Relacionados