Dicas de produtividade para empreendedores com crianças em casa
![](https://linktoleaders.com/wp-content/uploads/2018/09/pais-e-crianças.jpg)
A paternidade e a maternidade clarificam prioridades e obrigam os empreendedores a equilibrarem eficazmente a vida profissional e pessoal.
A sua jornada empreendedora provavelmente nem sempre foi tranquila, mas conseguiu criar um sistema de trabalho, uma estrutura e um cronograma profissionalmente eficaz. Certo! Mas, entretanto, tornou-se pai ou mãe e percebeu o quanto, afinal, parte do seu tempo de trabalho era improdutivo.
Voltar para casa ao final do dia e “vegetar” no sofá a ver televisão ou ler um filme antes de dormir é um cenário que dificilmente vai repetir depois de ter filhos. Decisivamente, a paternidade/maternidade faz mudar as prioridades e passar horas a ver televisão deixou de ser uma opção. Não há tempo suficiente. Mais importante: existem maneiras melhores de gastar o tempo de inatividade. E como estar menos tempo na sua start-up, empresa ou projeto e passar mais tempo com família? Sugerimos oitos dicas que podem ajudar a pôr em prática este equilíbrio entre o lado profissional e pessoal.
- Use o método Ivy Lee
Este é um truque de produtividade que existe desde 1918. É uma rotina diária que demora apenas cerca de 15 minutos, mas que o ajuda a atingir um pico de produtividade.Todas as noites, depois das crianças estarem a dormir, anote as cinco ou seis coisas mais importantes que deseja realizar no dia seguinte. Faça uma listagem começando com a tarefa mais importante logo pela manhã. Não liste mais de seis itens.
O método Ivy Lee é eficaz porque, ao planear o seu dia na noite anterior, reduz a fadiga das decisões e reserva a sua energia para o seu trabalho mais significativo. Acorda a saber exatamente o que vai fazer durante dia todo, em vez de perder tempo e energia valiosa a tomar decisões pela manhã.
- Acorde antes de todos os outros
Muito se tem escrito sobre os benefícios de ser madrugador. Aumenta a sua produtividade, reduz o stress e mantém-no saudável, porque tem tempo para se exercitar e tomar um bom pequeno-almoço. Talvez a maior vantagem seja a de ter algum tempo sozinho.
Acordar antes dos restantes membros da família dá-lhe tempo para mergulhar na sua rotina matinal, ler, limpar a caixa de e-mail, refletir e rever o seu calendário. Assim ninguém o distrai.
- Priorize as tarefas diárias e defina um cronograma
Volte para o primeiro truque e atribua uma quantidade precisa de tempo para cada uma das tarefas. Bloqueie este período de tempo específico no seu calendário, defina um temporizador e elimine quaisquer distrações – feche a porta e desative todas as notificações.
A técnica Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo testada e comprovada que pode ajudá-lo nessa tarefa. Trabalha durante 25 minutos e depois faça uma pequena pausa para tomar um café ou caminhar. Depois de quatro “pomodoros”, faça uma pausa de 20 a 30 minutos. Isso dá descanso ao seu cérebro para que tenha energia para iniciar a próxima tarefa.
- Tarefas em lotes
Um das dicas de produtividade favoritas de todos os tempos é o processamento em lotes. É eficaz porque evita a multitarefa, dá estrutura à sua semana, faz com que se sinta menos stressado e ajuda a cumprir um cronograma. Também poupa muito tempo. Pense em preparar as suas refeições para a semana: pode levar toda a tarde de domingo, mas agora não tem de se preocupar com o que vai fazer todas as noites para o jantar. Um benefício adicional é que não terá de limpar os utensílios de cozinha todos os dias. Pode passar esse tempo com a sua família ou até ficar um pouco mais tarde no trabalho.
- Sincronize o seu trabalho com a rotina do seu filho
Este é um ponto-chave a lembrar quando se tem um bebé em casa. Afinal, os bebés têm o seu próprio ritmo. Quanto mais cedo entrar em sintonia com a rotina dele, mais fácil será a sua vida. A especialista infantil Magda Gerber escreveu que os “bebés que não precisam de se ajustar a um excesso de estímulo desnecessário acabarão por regular os seus padrões de sono e alimentação. Essa regularidade, por sua vez, dará aos pais algum tempo previsível para as suas próprias necessidades e interesses”.
À medida que os seus filhos crescerem, ainda terá de ajustar os seus hábitos de trabalho às suas rotinas. Se eles terminarem a escola às três da tarde e têm de ir para o treino de futebol imediatamente depois, tem de estar fora do horário de trabalho a essa hora. Se o treino durar uma hora, poderá fazer algum trabalho leve, como responder a emails ou ligar a clientes.
- Recorra ao outsourcing e delegue sempre que possível
Entre reuniões, networking, desenvolvimento do seu produto ou serviço e ser professor, médico, chef e motorista dos seus filhos, a vida pode ficar agitada. Em vez de se preocupar com todas essas tarefas, recorra ao outsorcing ou delegue. Pode contratar um assistente virtual para organizar o seu calendário ou agendar o seu itinerário para uma viagem futura. Pode contratar um contabilista para manter as suas finanças em ordem ou um serviço de limpeza para a sua casa ou escritório. Envolva os seus filhos nas tarefas domésticas. Quando tiverem idade suficiente, peça-lhes que ajudem com a roupa, a preparar o almoço, a limpar pratos, a jardinar ou a passear o cão. Economizar 15 ou 20 minutos em cada uma dessas tarefas domésticas pode resultar numa grande vitória.
- Tenha um espaço de trabalho dedicado
E se trabalha em casa e as crianças saem da escola cedo? Tenha um lugar de trabalho específico e separado do espaço onde as crianças brincam e veem televisão. Quanto mais separado, melhor. Se não tiver espaço para criar essa área de trabalho, considere pedir a amigos, familiares ou vizinhos que fiquem com as crianças durante um tempo. Na segunda-feira, os seus filhos podem ter alguns amigos a brincar na sua casa, mas na terça-feira eles podem ir para casa de um amigo. Dessa forma, pode trabalhar em paz e tranquilidade em casa ou trabalhar num café ou num cowork sem se preocupar com as crianças.
- Desligue
Este não é exatamente um truque de produtividade, mas a longo prazo, tem, ocasionalmente, de desligar. Isso significa desativar os seus equipamentos eletrónicos e ficar incontatável algumas horas por dia. Use esse tempo para fazer uma caminhada, levar a família a acampar ou para ler, de forma a que o seu cérebro recarregue.
Ser pai ou mãe não significa que tem de tirar todo o foco do seu negócio – ou vice-versa. Ao implementar estes “truques” pode garantir que os seus filhos – e o esforço que canaliza para os negócios – têm o que precisam e que é bem-sucedido em ambas as tarefas.