Dia Mundial da Internet: 5 conselhos de cibersegurança

Leia os cinco conselhos de cibersegurança de um profissional português da área das Tecnologias de Informação.

O dia 17 de maio foi o escolhido mundialmente para comemorar uma das invenções mais importantes e imprescindíveis do século XXI: a Internet. Numa altura em que tudo está conectado a esta rede global, desde carros autónomos a robots de cozinha, nunca os riscos de ciberataques foram tantos. Ainda no final do ano passado, Phyllis Newhouse, CEO da Xtreme Solutions, alertava, em entrevista ao Link To Leaders, para os problemas globais que envolvem a cibersegurança.

É exatamente com base no tema da segurança em torno da Internet que Pedro Pereira, IT director do Grupo Your, partilha cinco dicas importantes para ajudar as empresas a manterem os seus dados mais seguros.

Ensinar os utilizadores a detetar e a evitar perigos

Educar e alertar os utilizadores para os potenciais perigos é um aspeto fundamental para criar uma primeira linha de defesa mais sólida quando lidamos com ameaças de cibersegurança. Até mesmo as mais simples ameaças, como uma hiperligação num email, podem deitar abaixo as soluções de proteção mais sofisticadas.

É, portanto, importante ensinar os colaboradores a serem mais críticos, e rigorosos, nas suas visitas a websites duvidosos, a abrir ficheiros de origem desconhecida ou a partilhar informação confidencial com desconhecidos.

Definir políticas de passwords seguras

Dentro deste grupo de informação confidencial estão incluídas as passwords seguras. O conselho do IT director é que as palavras-chave tenham, pelo menos, dez caracteres e que incluam números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, é fundamental informar os trabalhadores da importância de mudarem estas chaves de acesso regularmente.

Fazer backups da informação importante

Este ponto não só se refere a ciberataques, como também a erros ou falhas que decorram nos sistemas. Ter uma boa política de cópias de segurança da informação mais importante pode, como sugere o Grupo Your, salvar a sua empresa. A isto, acrescente-se a importância de ter um backup fora do escritório ou de recorrer a soluções digitais, como a cloud.

Manter os equipamentos com as últimas atualizações de segurança

Quantas vezes costuma adiar a atualização do sistema ou de um software? É importante atualizar todos os dispositivos da empresa, visto que os hackers podem entrar nas redes informáticas através de aplicações ou equipamentos que tenham versões de software desatualizadas (que podem contar vulnerabilidades conhecidas).

Utilizar um bom antivírus

Nunca é demais relembrar a importância de utilizar um antivírus. Estes programas são uma das melhores formas de proteger a informação. Contudo, antes de adquirir um programa antivírus, faça uma boa pesquisa de mercado e escolha o que mais se adequa às necessidades da sua empresa.

http://test.linktoleaders.com/seguranca-hacker-walter-belgers/

Comentários

Artigos Relacionados