Cuatrecasas Acelera volta a dar apoio à estratégia jurídica de start-ups inovadoras e disruptivas
Durante quatro meses, o Cuatrecasas Acelera apoiará seis start-ups no processo de validação das estratégias jurídicas, em todas as áreas do direito que sirvam para impulsionar e fazer crescer os respetivos modelos de negócio.
O Cuatrecasas Acelera, programa de inovação através do qual promove projetos empreendedores que procuram validar a estratégia jurídica e empresarial, lançou a 10ª edição, que estará aberta até dia 29. A iniciativa, que faz parte da Cuatrecasas Innova, demonstra o compromisso em promover a transformação tecnológica do setor e em dar resposta às necessidades permanentes do ecossistema empresarial internacional.
Durante quatro meses, o Cuatrecasas Acelera prestará apoio a seis start-ups no processo de validação das estratégias jurídicas, em todas as áreas do direito necessárias para impulsionar e fazer crescer os respetivos modelos de negócio. A assessoria será individualizada e adaptada às particularidades e necessidades de cada projeto.
As start-ups interessadas em participar devem, para além de pertencer às áreas das novas tecnologias, fintech, healthtech, insurtech e energia, enfrentar desafios jurídicos relevantes derivados do próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas em sectores regulados. Devem também estar nas fases iniciais de desenvolvimento e ter um produto mínimo viável funcional, uma boa equipa e uma solução inovadora e orientada para o mercado.
“Estamos muito entusiasmados com esta décima edição. Chegar até aqui levou-nos a melhorar e a continuar a aperfeiçoar, edição após edição, um programa que se diferencia da oferta do mercado e que alcançou um grande prestígio no ecossistema empresarial”, destacou Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.
Uma vez encerrada a convocatória, um comité de seleção, composto por sócios da Cuatrecasas, profissionais e colaboradores externos, analisará todas as propostas e informará as start-ups que farão parte da lista de pré-seleção. Em setembro, as start-ups pré-selecionadas farão uma apresentação ao comité, que, depois de avaliar as apresentações, escolherá as seis startups que finalmente participarão na 10ª edição do programa de aceleração.
Em outubro e novembro, terão lugar os bootcamps, onde as start-ups selecionadas receberão formação jurídica e empresarial dos mentores — profissionais com experiência reconhecida nas diferentes áreas e sectores do ecossistema empreendedor — e realizarão simulações de investimento. Após meses de intenso trabalho e progresso, participarão num evento de encerramento em fevereiro de 2026, em Barcelona, que contará com a presença de investidores, clientes e agentes do ecossistema empresarial.
Todas as start-ups que pretendam candidatar-se podem inscrever-se nos Legal Days, aulas jurídicas presenciais centradas na identificação das necessidades regulamentares, na otimização da troca de valor entre as diferentes iniciativas e intervenientes no ecossistema e na valorização dos innovation stakeholders em áreas relevantes como a propriedade intelectual e a propriedade comercial. As conferências realizar-se-ão a 2 de junho em Lisboa, 3 de junho em Madrid e 12 de junho em Barcelona.








