O desafio colocado pelo Myndset é simples: dedique 30 minutos do seu tempo a gerar ideias e a executá-las de uma forma lúdica. Conheça este baralho de cartas que o pode ajudar a criar o seu próximo negócio.

“Pare de consumir, comece a criar.” Este é o mote do Myndset, um novo jogo de cartas desenvolvido com o objetivo de ajudar empreendedores, start-ups, estudantes universitários, consultores e qualquer pessoa que queira ampliar a sua forma de pensar a criar novas ideias e a ultrapassar barreiras.

Apesar de se apresentar como um simples baralho de cartas, o Myndset é um método que se baseia no processo de design thinking e que ajuda o utilizador a gerar novas ideias. O objetivo da equipa, segundo explicam, é “empoderar todas as pessoas a resolver qualquer coisa ao aplicar o método simples e a criar ideias valiosas ao pensar de forma diferente”.

Como funciona

O jogo tem cinco baralhos. O utilizador começa por retirar uma carta que corresponde a um desafio, um briefing ou um objetivo. Depois de conhecer a meta, o jogador retira cartas de outros baralhos que correspondem às ferramentas e aos intermediários que o vão ajudar a desenvolver e a concretizar a ideia. Cada uma das cartas apresenta um tópico juntamente com um ícone e algumas palavras-chave.

No caso do exemplo demonstrado no vídeo são retiradas cinco cartas, sendo que o briefing é o plástico, a visão é mudar este panorama, a realidade virtual é a tecnologia a utilizar, o mindset é de herói digital, a sensação a provocar no público-alvo é a curiosidade e a apresentação do conceito será feita através de um conto de fadas.

Depois de saber qual é o objetivo e a forma como o vai concretizar, o jogo desafio-o a pensar numa forma de desenvolver um plano para executar a ideia em apenas 30 minutos – utilizando todas as ferramentas e métodos propostos pelos cinco baralhos.

Disponível no Indiegogo

Após uma campanha bem-sucedida na plataforma de crowdfunding Kickstarter, a equipa alemã levou o projeto para a Indiegogo, onde está atualmente a levantar mais capital através de uma segunda ronda de financiamento público. O preço oscila entre os 29 euros – patamar onde os apoiantes ficam com acesso a fazer download da app e do baralho digital, bem como a sessões de e-learning na plataforma Udemy -, e os 3,999 euros – onde para além dos acessos ao anterior, os utilizadores têm direito a cinco baralhos físicos e a um workshop que ajuda as pessoas a familiarizarem-se com o conceito de design thinking.

Comentários

Sobre o autor

Avatar