Crowdfunding do mês: Reconstruir livraria em Gaza e transformar uma praça de touros em centro cultural

Ajudar Shaban Esleem a reconstruir a sua livraria em Gaza é o objetivo da campanha de crowdfunding promovida na GoFundMe. Já ultrapassou mais de 100 mil euros. Por cá, no Alentejo, uma associação artística quer apoios para transformar uma antiga praça de touros num espaço de cultura.

A campanha na plataforma GoFundMe partiu de um estrangeiro solidário com Shaban Esleem, 33 anos, dono de uma livraria em Gaza que ficou destruída devido ao conflito recente entre Israel e a Palestina, que terminou num cessar fogo no dia 21 de maio.

Depois de ter visto uma entrevista de Esleem na televisão, onde falava do seu sonho destruído, e de ter pedido autorização para avançar com a campanha, estrangeiro em causa decidiu pôr em marcha esta iniciativa de crowdfunding e que já resultou na angariação de 130 mil dólares (mais de 100 mil euros).

O apelo do palestiniano e o seu compromisso para reconstruir a livraria onde vendia títulos em árabe e línguas estrangeiras, mobilizou a comunidade a participar no crowdfunding da GoFundMe.

Transformar antiga praça de touros em centro cultural
Este projeto está a decorrer na plataforma Chuffed.org  e tem como finalidade angariar verbas – o objetivo final  é de 250 mil euros – para transformar um das mais antigas praças de touros nacionais, situada na aldeia da Azaruja, a 20km de Évora, num centro artístico e cultural.

A iniciativa partiu da Zaratan, uma associação cultural sem fins lucrativos criada há cerca de sete anos, que quer reconstruir a praça de touros local, com cerca de 30 divisões e 2200 metros quadrados, para lhe dar uma nova vida como espaço artístico e cultural, com condições para a realização de festivais ou eventos multimédia, entre outras atividades.

Atualmente, o espaço está em ruínas, mas com potencial para se tornar um local de união cultural entre Évora e Lisboa, uma vez que a Zaratan – Arte Contemporânea está instalada em Lisboa e funciona como uma estrutura de criação, produção e disseminação da arte contemporânea em Portugal. A ideia é “unir o cenário artístico e cultural das duas cidades, num ambiente aberto e dinâmico, alicerçando as ligações atuais e procurando criar novas redes com o panorama artístico internacional”, explicam os seus responsáveis.

Este é mais um projeto através do qual a associação pretende criar condições para realizar atividades de investigação, divulgação e produção na área das artes e da cultura e na defesa do património, contribuindo, assim, para que a cultura se posicione também como um dos eixos de desenvolvimento da região.

O novo espaço que resultar da construção da praça de touros funcionará como uma estrutura dinâmica para a produção de obras e eventos multidisciplinares nas áreas das artes visuais, performance, música e novos media e receberá criadores nas várias fases da carreira, priorizando artistas emergentes e a qualificação dos mais jovens.

A par da campanha de crowdfunding, a associação também está a preparar a candidatura do projeto a financiamentos nacionais e europeus.

Comentários

Artigos Relacionados