Crowdfunding do mês: Movimento cívico alentejano faz campanha no Gofundme

A campanha de crowdfunding está a ser promovida pelo movimento “Juntos pelo Cercal” e quer arranjar verba para levar um projeto de central solar à justiça.

A plataforma de crowdfunding Gofundme foi a escolhida pelo movimento “Juntos pelo Cercal” para fazer uma campanha de angariação de fundos que visa suportar as custas judiciais de uma eventual ação contra a central fotovoltaica da Central Power.

Em causa está a instalação, aprovada no final de julho pelas entidades competentes, de uma central de mais de 800 hectares localizada a cerca de um quilómetro da vila alentejana de Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém. Uma iniciativa que o movimento composto por cerca de uma centena de habitantes da região (residentes ou com investimentos no turismo e na agricultura) está agora a contestar. Pessoas que, explicam os responsáveis do movimento, regressaram ou instalaram-se na vila na sequência de uma estratégia de promoção de turismo sustentável apoiada pelo Turismo de Portugal e que este projeto vai agora comprometer.

As acusações do “Juntos pelo Cercal” incidem sobretudo na dimensão de terreno que o projeto vai abarcar, bem como a proximidade à vila.

A opção pelo crowdfunding, referiu o movimento, deve-se ao facto de ser uma forma fácil e transparente de conseguir fundos permitindo aos doadores saber como estes vão ser utilizados. Até à data a campanha já angariou mais de 8 mil euros, de 71 doadores.

Comentários

Artigos Relacionados