Crowdfunding do mês: John Legend e Camila Cabello defendem direito de voto na Flórida
As duas estrelas da música uniram esforços para promover uma campanha de crowdfunding. Objetivo: restaurar o direito de voto na Flórida para os ex-condenados.
Com as eleições presenciais à porta, os músicos/cantores John Legend e Camila Cabello mobilizaram-se para implementar a Free the Vote, uma campanha de crowdfunding que visa restaurar o direito de voto na Flórida para os ex-condenados.
Na origem desta iniciativa está o facto de, no início deste mês, um tribunal da Flórida ter determinado que os cidadãos com condenações por crime na Flórida seriam obrigados a pagar todas as suas taxas e multas antes de poderem votar, uma decisão que se prevê irá colocar em risco o voto de cerca de 700 mil eleitores.
O dia cinco de outubro é a data limite para o registo dos eleitores na Flórida, por isso até lá quem tiver as referidas taxas e multas por regularizar fica fora das listas eleitorais.
John Legend e Camila Cabello reagiram a esta decisão do Tribunal com o apoio público de algumas estrelas de Hollywood como Leonardo DiCaprio, Amy Schumer, Kerry Washington, Uzo Abuda e Sacha Baron Cohen.
A campanha de crowdfunding arrancou na semana passada e, até à data, já recebeu mais de 67 mil doações individuais, ultrapassando o total de 20 milhões de euros angariados que podem agora ser usados para regularizar dívidas de forma que os cidadãos visados possam votar.
Além da campanha pública, John Legend também ajudou a arrecadar mais alguns milhões para a causa junto de doadores privados como Jeffrey e Marilyn Katzenberg, Kate Capshaw, Steven Spielberg, Michael Bloomberg e LeBron James. A meta é atingir os 25 milhões de dólares (aproximadamente 22 milhões de euros.)
“Votar é uma das maneiras mais importantes pelas quais os americanos podem fazer ouvir a sua voz. É essa diversidade de vozes e experiências que torna o Estado um lugar tão especial para se viver, e cada uma dessas vozes – incluindo os cidadãos que retornam à vida ativa – também contam e merecem ser ouvidas”, afirmou Camila Cabello ao The Hollywood Reporter. “O sistema de pagamento para votar da Flórida impede injustamente que alguns indivíduos anteriormente condenados votem”, explicou a cantora. “Este sistema também afeta desproporcionalmente as pessoas de cor, criando obstáculos para essas comunidades enquanto elas tentam exercer seu direito de voto”.
“Alcançar este marco de significa que mais habitantes da Flórida serão capazes de ajudar a traçar a direção do futuro desta nação. Embora os historiadores possam olhar para trás neste momento e criticar os tribunais por permitir um sistema de pagamento para votar, espero que eles também contem a história de como as pessoas em todo o país se uniram para estender e proteger nossa democracia, afirmou John Legend em comunicado.








