Conselho Europeu da Inovação revela prémios anuais. Portugal está na lista com a iLoF.

Mehak Mumtaz, cofundadora e COO do iLoF, foi uma das premiadas pelo CEI nos seus prémios anuais de inovação.
O Conselho Europeu da Inovação (CEI) revelou ontem os vencedores dos seus prémios anuais de inovação, distinguindo igualmente as três mulheres líderes em Inovação, em Ascensão e em Contratação.
Além de pessoas e empresas, estes prémios também reconhecem os esforços a longo prazo das cidades que pretendem criar um ambiente que conduza à inovação. E neste item, a cidade de Aveiro alcançou o terceiro lugar para a Cidade Europeia Inovadora em Ascensão.
Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou que “as cidades finalistas da iCapital são catalisadores de ecossistemas de inovação florescentes em toda a Europa. Estou impressionada ao ver que as cidades são o espaço para a inovação, testando várias abordagens, serviços e produtos para um futuro urbano melhor, mais sustentável e digital”.
Vejamos a listagem completa de prémios atribuídos na edição de 2022 pelo Conselho Europeu da Inovação.
Prémios Capital Europeia da Inovação
Métropole Aix-Marseille Provence, França
Cidade Europeia Inovadora em Ascensão
Haarlem, Holanda
Prémio Mulheres Inovadoras
Rocío Arroyo (Espanha), cofundadora e CEO da AMADIX, empresa que fornece soluções médicas personalizadas para o diagnóstico do cancro.
Ciara Clancy (Irlanda), fundadora e CEO da Beats Therapeutics que desenvolve soluções tecnológicas para enfrentar os sintomas de mobilidade associados à doença de Parkinson.
Ninna Granucci (França), cofundadora e presidente da Green Spot Technologies, uma empresa produtora de ingredientes alimentares destinados à reciclagem de resíduos.
Prémio Mulheres Inovadoras em Ascensão
Iva Gumnishka (Bulgária), fundadora e CEO da Humans in the Loop, uma empresa social que liga as comunidades afetadas por conflitos às oportunidades de trabalho digital.
Niamh Donnelly (Irlanda), cofundadora e CRO da Akara Robotics, empresa que desenvolve soluções robóticas concebidas para a desinfeção de quartos de hospitais.
Mehak Mumtaz (Portugal), cofundadora e COO do iLoF, uma empresa que está a desenvolver uma plataforma para acelerar o futuro da descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados.
“Estamos a distinguir seis mulheres empresárias por detrás de inovações que mudam os resultados; seis mulheres empresárias de sucesso que trouxeram inovações ao mercado; seis mulheres empresárias talentosas que inspirarão a nossa juventude e as vencedoras do amanhã”, comentou Mariya Gabriel a propósito destas distinções.
Prémios para a Contratação de Inovação da UE
Categoria de estratégia de contratação da inovação:
RITMOCORE (Consórcio, Espanha) – Vencedor
BEL-PROC-TF-COVID19 (YQ Purchasing BV, Bélgica) – Segundo classificado
Categoria de enfrentar os desafios sociais:
ORS Garage (Departamento de Direitos Sociais do Governo de Navarra, Espanha) – Vencedor
IoT para AHA (Iniciativa Social integral per al benestar SLU, Espanha) – Segundo classificado
Categoria de liderança de contratação:
StartOff (Consórcio, Noruega) – Vencedor
PPI4HPC (Consórcio pan-europeu) – Segundo classificado
A cimeira inaugural CEI no decurso da qual foram revelados estes vencedores – e que reuniu inovadores, investigadores, empresários, investidores de todo o ecossistema europeu de inovação para debater e moldar o futuro da política europeia de inovação, e facilitar a formação de coaching, o networking e a troca de ideias para as novas empresas europeias em crescimento – serviu também para divulgar o relatório de Impacto do CEI de 2022. E este mostra que desde 2014 o CEI financiou cerca de 1.600 novas empresas e PME, assim como mais de 500 projetos de investigação e inovação. Além disso, conseguiu um portefólio de 40 mil milhões de euros, incluindo 12 avaliações de empresas Unicórnio e 112 Centauros – 20% das quais são lideradas por mulheres.