Conheça as empresas que mais valorizam a diversidade nos EUA

A Progressive e a VMware lideram a lista da Forbes que enumera as empresas que mais se preocupam com a diversidade nos Estados Unidos. Conheça as ações que as tornam mais inclusivas.

Está comprovado cientificamente. A promoção da diversidade é fundamental para os negócios. Aumenta os ganhos financeiros, reduz as taxas de “turnover” e atrai talentos, entre outros benefícios. Mesmo assim, 39% dos líderes acreditam que as preocupações sobre equidade, empoderamento e inclusão são uma perda de tempo, esforço e dinheiro, segundo um estudo da United Minds, consultoria de RH e transformação organizacional. Entre os funcionários, o índice chega a 34%. Estes dois grupos são compostos, na sua maioria, por homens brancos.

O estudo, realizado 1.500 colaboradores de empresas, nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, mostra ainda que um em cada quatro funcionários que já sofreu ou sofre assédio, discriminação ou microagressões no ambiente de trabalho prevê deixar a empresa no próximo ano.

Nos últimos dois anos, o foco nas disparidades raciais colocou em destaque diversos setores. O impacto do Covid-19 na vida e nos meios de subsistência das famílias negras levantou questões sobre a equidade na área da saúde. As consequências económicas para os trabalhadores negros e para as empresas geridas por negros ilustrou também a necessidade de inclusão financeira e de acesso ao capital.

Tendo em conta este cenário, a Forbes elaborou uma lista das empresas que mais valorizam a diversidade nos Estados Unidos. A lista deste ano apresenta uma proporção maior de empresas do setor bancário e de serviços financeiros, saúde, setor social e educação.

Lista de empresas que mais valorizam a diversidade nos EUA

Top 10 das empresas que mais valorizam a diversidade

Mais de 10 mil empresas analisadas
A Forbes estabeleceu uma parceria com a Statista para falar com 60 mil norte-americanos que estão a trabalhar para empresas com pelo menos mil funcionários e identificar quais são as que estão mais preocupadas com a equidade. Os entrevistados avaliaram critérios como idade, igualdade de género, etnia, deficiência e orientação sexual dentro das empresas. Mais de 10 mil empresas foram analisadas e cerca de 2 mil receberam uma pontuação positiva, revela a Forbes.

A Statista descobriu que algumas das empresas com melhor desempenho na lista têm ações tangíveis, planos e iniciativas que visam dar apoio aos funcionários, o que inclui programas de liderança para grupos sub-representados e mulheres. De acordo com a Statista, 16% das empresas avaliadas têm CEO mulheres e 31% contam com mulheres nos cargos do conselho de administração.

A empresa de seguros Progressive, que conta com mais de 43 mil colaboradores e a de tecnologia VMware, que soma 34 mil funcionários, ficaram em primeiro e segundo lugar, respetivamente, na lista deste ano da Forbes. No caso da Progressive, os esforços relacionados com ações de diversidade e inclusão incluem o workshop “Ouse discordar”, enquanto a VMware foi elogiada pelos seus esforços em torno da inclusão de pessoas com deficiência.

A Adobe, que ficou em 6º lugar, anunciou vários esforços em andamento, incluindo parcerias com faculdades e universidades frequentadas por negros e instituições que recebem hispânicos, além da Iniciativa de Equidade e Avanço. Esta última iniciativa envolve a colaboração com 11 organizações sem fins lucrativos e visa promover o debate em torno de questões como os direitos do eleitor.

Comentários

Artigos Relacionados