Concursos de ideias do IPSantarém tem mais de 18 mil euros para apoiar empreendedorismo

As atividades do programa de empreendedorismo START-IPS arrancam com três concursos de negócios e as candidaturas decorrem até 12 de dezembro. Aos três primeiros classificados de cada concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300 euros.

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) acaba de divulgar as iniciativas 2020-2021 do programa de empreendedorismo – START-IPS. As atividades do programa arrancam com três concursos de ideias de negócios para as áreas de Inovação no Desporto, Saúde e Bem Estar; Transformação Digital nos Negócios e na Educação, e Ambiente, Agricultura, Sustentabilidade e Valorização de Recursos Endógenos, cujas candidaturas decorrem até dia 12 de dezembro.

“Este programa pretende fomentar e apoiar o empreendedorismo no IPSantarém, e embora não seja exclusivamente direcionado para os estudantes, é um facto que o START-IPS tem como primeiro grande objetivo qualificar os alunos com competências empreendedoras, soft-skills que são fundamentais em muitos domínios da vida profissional e da cidadania”, explica Diogo Palha, assessor para o Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento do IPSantarém e coordenador deste programa.

“O START-IPS divide-se em três eixos: o apoio à geração de ideias, nomeadamente no âmbito das unidades uurriculares que abordam temáticas de inovação e empreendedorismo; a criação e o apoio à participação em concursos, projetos e programas de empreendedorismo, facilitando a divulgação, a ponte entre o trabalho realizado nas Unidades Curriculares e Concursos de Empreendedorismo existentes e, ainda a qualificação de candidaturas e apresentações através de consultoria gratuita; e, por fim, o apoio à criação e desenvolvimento de startups e spinoffs oriundas da comunidade do Instituto Politécnico de Santarém”, pode ler-se no comunicado.

Os apoios prestados pelo START-IPS assentam em recursos e valências internas do IPSantarém, mas também na rede regional de apoio ao empreendedorismo e em protocolos de cooperação como os recentemente assinados com a NERSANT, para a disponibilização de espaços de incubação na Startup Santarém, e com a Inventa Internacional, para a criação de um consultório de propriedade intelectual, que se encontra ao dispor dos empreendedores.

Ainda relativamente aos concursos de ideias de negócio, aos três primeiros classificados de cada concurso serão atribuídas bolsas no valor global de 6.300 euros.

“Esta é uma iniciativa que potencia e dá visibilidade aquilo que é desenvolvido em sala de aula pelos alunos do IPSantarém. Pretendemos com este programa ter uma participação equitativa das cinco escolas, onde se cruzam diversas áreas de conhecimento, combinando diferentes realidades e competências, aproveitando os recursos que temos que geram inovação, criatividade, desenvolvimento e criação de valor, fatores cruciais na sociedade de conhecimento em que vivemos”, reforça João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém.

Comentários

Artigos Relacionados