Competências militares que podem ajudar os empreendedores a obter sucesso

O que podem ter em comum o universo militar e o mundo do empreendedorismo? À partida muito pouco, mas os ensinamentos do primeiro podem ser muito úteis ao segundo. Um empreendedor australiano explica porquê.

Numa primeira perspetiva, pode parecer que os ensinamentos do treino militar são incompatíveis com o espírito de iniciativa necessário aos empresários. Contudo, o empreendedor australiano Craig Dempsey acredita que a sua formação militar foi essencial para ajudar a desenvolver o seu negócio. A transição do ambiente militar para a gestão de empresas não é fácil, mas este empreendedor considera que as habilitações obtidas anteriormente foram determinantes no processo de formação da empresa e o desenvolvimento da sua capacidade empreendedora.

  1. Ser determinado e resolutivo

Os militares têm que conseguir trabalhar de forma rápida e eficaz sob pressão e este é um requisito básico nos oficiais, principalmente nos que estão encarregues de preparar os planos estratégicos e operacionais das equipas militares, e sobretudo, quando numa missão, tomar a decisão errada, ou não a tomar com arapidez necessária, pode significar o fracasso e colocar pessoas em risco.

No mundo empresarial também é vital entender, analisar e comunicar os riscos envolvidos nas opções apresentadas nos diferentes momentos do projeto. As decisões têm que ser tomadas com base na análise da situação antes que as oportunidades desapareçam, sejam a oferta de um novo produto aos clientes, entrar num novo mercado ou investir um montante elevado em novos projetos. Desta forma, os anos de serviço militar, ajudaram este empresário a agir rapidamente, a aproveitar as oportunidades à medida que elas apareciam, além de reforçado a sua capacidade de tomar decisões difíceis em situações de alta pressão.

  1. Resiliência é a chave

A resiliência é fundamental para o sucesso em qualquer carreira militar. Na formação, treino e durante as missões, se a moral estiver em baixo pode colocar todo o pelotão em perigo. A capacidade de adaptação e a força mental dos militares é testada desde o primeiro dia, usando diversas técnicas para avaliar essas características de personalidade.

Ter um elevado nível de resiliência permite ao empreendedor lidar mais facilmente com situações inesperadas nos negócios: os investimentos podem não dar o retorno esperado; não consegue uma quota importante; ou te de gerir uma situação complicada na equipa. Um líder empresarial deve ser capaz de manter a otimismo das suas equipas elevado para fomentar a produtividade e garantir que os “soldados” estão dispostos a enfrentar situações desafiadoras.

  1. Liderança e cooperação

Seja no contexto empresarial ou militar, os colaboradores recorrem às pessoas em posições de liderança para aconselhamento e apoio. Como líder, um empreendedor deve estar preparado para tomar decisões difíceis que os restantes não podem ou não querem assumir. Uma equipa com elevado desempenho tem um líder corajoso, facilitador e comunicativo no comando.

  1. Disciplina

Esta é outra característica intrínseca entre os militares, pois a falta de disciplina pode significar colocar o próprio ou o pelotão em perigo. É igualmente importante no mundo dos negócios e isso significa ser sempre profissional, mesmo em situações stressantes ou frustrantes. O empresário deve manter-se empenhado e não abandonar os padrões de qualidade e respeitabilidade que significam uma reputação fiável no mercado quer para fornecedores quer para os clientes.

  1. Sensibilidade cultural

Mostrar respeito pelos usos e costumes dos locais onde a empresa atua é essencial para criar relações profissionais duradouras. O empresário de estar ciente da sua formação cultural e perceber as nuances culturais e os interesses dos outros, já que isso ajudará a construir ligações sociais e profissionais fortes e a aproximar a empresa do mercado. As forças armadas muitas vezes operam em territórios problemáticos no mundo e é imperativo fomentar uma ligação com os indivíduos e as comunidades locais para ganhar a sua confiança.
O mesmo se passa nos negócios para ganhar a confiança do mercado, em especial na expansão para outros locais. A sensibilidade cultural mostra a apetência da empresa para abraçar as pessoas e sua sociedade onde está inserida.

O sucesso empresarial exige paixão, trabalho árduo e dedicação e essas características são fundamentais, tal como recorrer às aprendizagens e experiências anteriores para encontrar soluções para problemas que aconteçam na atividade empresarial.

Comentários

Artigos Relacionados