Como gerir uma crise empresarial? A Seedrs dá pistas.

A forma como se lida com uma crise nos negócios é um desafio para qualquer liderança e para o sucesso de uma empresa. A Seedrs avança alguns aspetos a ter em conta para lidar com uma crise empresarial de forma eficaz.
Sempre que um negócio vive uma crise, externa ou interna, a forma como um líder e a sua equipa executiva respondem a esse desafio é fundamental para superar os momentos menos bons. Além de influenciarem diretamente a atitude dos colaboradores também passam uma mensagem, boa ou má, para investidores e outras partes interessadas. Eles precisam sentir que seu investimento físico ou emocional está em boas mãos.
Há ainda o lado dos clientes que podem ser os afetados diretamente pela crise de negócios que está a enfrentar. A maneira como lhes responde, assumindo a responsabilidade e fazendo as coisas da maneira certa, pode fazer toda a diferença na continuidade do negócio.
Eis cinco sugestões Seedrs para lidar com uma crise empresarial de forma eficaz e empreendedora.
Encare o problema
Procrastinar por medo ou ignorar o problema é provavelmente a pior coisa que pode fazer como líder. Ao invés disso, tem que enfrentar a crise de frente e quanto mais rapidamente o fizer, mais depressa vai ultrapassar o problema. Mas antes de reagir pense com clareza sobre a crise de negócio que está a enfrentar e não atue impulsivamente.
Fale com a equipa
Quer se trate de uma crise financeira ou de uma qualquer situação interna há sempre a possibilidade de que isso afete a equipa. Por isso, evite danos colaterais e fale com todos os membros da equipa, porque a honestidade e transparência são a sempre a melhor solução. Será ainda mais respeitado por isso, e, por outro lado, envolve a equipa no esforço conjunto de garantir que a empresa seja bem-sucedida.
Escolha a atitude certa
Pensar em todas as coisas que deram ou podem dar errado não pode reverter o que já aconteceu. Na verdade, o pensamento negativo só pode piorar as coisas. A menos que reflita sobre o problema para prevenir futuras crises empresariais, este é o momento de apresentar uma atitude otimista e voltada para a solução. Especialmente se tem pessoas que admiram o seu trabalho. Também não vale a pena “jogar” o jogo da culpa. Embora precise entender como chegou onde está, como CEO ou líder sénior, deve assumir total responsabilidade. Isso ajudará não só a concentrar-se no que é importante, mas também a garantir que o erro não será cometido novamente.
Tenha um plano de gestão de crise de relações públicas
Se estiver a enfrentar uma crise pública de negócios, a forma como sua empresa responde online pode afetar a reputação da empresa, até porque no mundo digital, todos sabemos, as coisas acontecem rapidamente. Os clientes encarregam-se de expressar suas opiniões nas redes sociais, e a empresa tem que estar preparada para isso. 54% dos profissionais de marketing e RP afirmam que um de seus maiores desafios numa crise é reagir com rapidez suficiente. Isso significa que empresa deve estar preparada com um plano para atender 37% dos consumidores que esperam uma resposta em 30 minutos ou menos.
Prepare-se para a próxima vez
É completamente normal passar por uma crise no seu negócio, essa é a montanha-russa do empreendedorismo. No entanto, em algum momento, terá que aprender com os seus erros. Ultrapassada a crise vale a pena reavaliar a questão para ver como tudo aconteceu e quais medidas preventivas que podem ser colocadas em prática. Pode ter de tomar decisões difíceis, como substituir membros da equipa ou cortar custos para manter o negócio a funcionar, ou fazer formações extra para tópicos sensíveis, mas necessários, como diversidade e inclusão. De qualquer forma, precisa seguir em frente e a única maneira de o fazer é aprender com os erros e tentar sempre fazer melhor.