Início Artigos de André Marquet
André Marquet

André Marquet

André Marquet é formado em Engenharia de Telecomunicações e mestre em informática, pelo ISCTE-Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira como investigador de redes informáticas no INESC Lisboa. Trabalhou na Tunísia para a EFACEC. Ocupou cargos de consultor na AICEP, e na Nokia. Abraçou a Gestão de Produto na Wit Software e Huawei. Em 2009 trouxe as conferências TEDx para Portugal e cofundou e teve uma função executiva na Beta-i, um hub de start-ups de inovação. Atualmente, atua como líder de inovação na Productized, uma consultora em inovação disruptiva com clientes de referência. É docente convidado na Católica Business School de Lisboa, sobre gestão de produto e empreendedorismo. Convidado para mentor de vários programas, nomeadamente o Islamic Finance Changemakers, na IE Business School em Madrid, e orador convidado das sessões World Majlis sobre a temática Innovation Nation na Expo Dubai.

O êxodo de talentos e os desafios na retenção nacional

Temos portugueses brilhantes no estrangeiro, mas o país tem muita dificuldade em reter o talento no seu território. Em muitos aspectos, existe um paralelo com a Índia, onde há muitos quadros de destacado perfil, mas os melhores emigram, sobretudo para o Reino Unido e para os EUA. Porque é que “os melhores” não querem fazer a sua carreira profissional em Portugal?

Que sistema para a defesa aérea em Portugal?

O chanceler alemão Olaf Scholz apresentou o European Sky Shield Initiative (ESSI) em outubro passado, com o objetivo de criar um sistema europeu de defesa aérea e antimíssil através da aquisição conjunta de equipamento - a ser desenvolvido durante cinco anos.

Designed in Ireland. Hand-Made in Portugal.

Quando Steve Jobs regressou à Apple, e se tornou CEO, os seus produtos começaram a trazer a seguinte inscrição “Designed by Apple in California, Assembled in China” que se pode traduzir por “Projetado pela Apple na Califórnia, montado na China”.

Marte é um lugar na Terra

No artigo de hoje analiso como o longoprazismo, uma postura ética que dá prioridade à melhoria do futuro a longo prazo, muito em voga nos circuitos da intelligentsia de Silicon Valley, e inspirado em filósofos utilitaristas, pode ser contraproducente face aos desafios que existem em determinadas regiões do globo - em particular em África - e como movimentos alternativos, como o investimento e a aposta em empreendedores locais, nestas regiões, pode ser uma forma mais eficaz de criação de riqueza.

Como seria a nossa vida se o nosso PIB per capita fosse igual ao da Irlanda?

Foi notícia em alguns meios de comunicação social esta semana, que a confirmarem-se as recentes previsões da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia (UE). Os romenos deverão ascender ao 19.º lugar deste ranking, com o PIB per capita a convergir para 79% da média europeia. Portugal voltará a cair, para 20.º lugar, com um PIB per capita equivalente a 78,8% da média europeia.

Agenda para um novo século luso-brasileiro

No passado dia 7 de Setembro foi comemorado o bicentenário da independência do Brasil, e quero aproveitar esta efeméride para refletir acerca das relações entre os dois países.

Por um modelo híbrido de recrutamento para as nossas FAs

Coincidindo com a 1.ª fase do processo de concurso nacional de acesso ao ensino superior, que agora se inicia, volto à temática das Forças Armadas (FAs) para falar do seu respetivo modelo de recrutamento.

DIANA – A nova rede de aceleradoras de start-ups de defesa da NATO: Oportunidade para Portugal

A recente guerra na Ucrânia veio trazer para as primeiras páginas dos jornais a importância da tecnologia no setor da defesa, que, a par da cada vez maior importância da guerra cibernética e de informação, demonstra que a componente cinética continua a ser fundamental. E se ainda é cedo para tirarmos lições conclusivas do conflito, todos os governos ocidentais já tomaram nota da necessidade de voltarem a investir neste setor.