Ccrave aposta na economia circular e lança plataforma de conteúdos e loja online

Promover a economia circular a partir de Lisboa através de uma plataforma de conteúdos e de loja online é a mais recente proposta da Ccrave.
Criada em 2020, a partir de Lisboa, a Ccrave acaba de lançar a sua plataforma híbrida de conteúdo e comércio que visa impulsionar a economia circular e acelerar o sucesso comercial das marcas portuguesas que põem em prática princípios circulares e sustentáveis. A empresa promove a venda de produtos criados com base em resíduos ou sem desperdício, que apresentem uma forte componente de qualidade e design.
A loja online reúne marcas europeias divididas nas categorias de moda, decoração e lifestyle. Paralelamente disponibiliza regularmente conteúdos educativos que pretendem inspirar e promover a adoção de uma filosofia de vida circular.
Na plataforma, os clientes podem encontrar produtos circulares e sustentáveis que ou produzem zero desperdício, ou são feitos a partir de resíduos e materiais reciclados, sem comprometer a qualidade, durabilidade ou design do produto.
Os exemplos nacionais presentes na Ccrave são a Vintage for a Cause, uma marca de roupa que pratica upcycling; a Wayz, que cria ténis sustentáveis. Destaque ainda para a marca desportiva belga Pierre Sports, que produz colchões de yoga com base numa mistura de borracha reciclada é da tradicional cortiça portuguesa.
Todas as marcas e produtos são cuidadosamente selecionados através do processo de verificação circular da Ccrave, que investiga os métodos de fabrico, a origem do material e as operações de produção, incluindo a avaliação da justiça e igualdade laboral e social.
Vincent, CEO da Ccrave, acredita que “está a surgir um novo padrão de consumo e de produção e que estas marcas que selecionamos são pioneiras da inovação circular. Acreditamos que têm a capacidade de mudar mentes e comportamentos. Para uma start-up de impacto circular, Portugal foi o local perfeito para estabelecer a sede. Em particular Lisboa, que está na interseção entre o ecossistema de start-ups de tecnologia em explosão (também devido ao Websummit) e uma série de marcas de estilo de vida circular inovadoras. Adicionalmente, a região do Norte de Portugal é igualmente um polo de fornecedores e designers circulares e sustentáveis.”
Depois de ter garantido financiamento pre-seed pela Portugal Ventures, a Ccrave está agora pronta para acelerar. Nos últimos meses, Vincent Van Dessel centrou-se na constituição da equipa fundadora, incluindo a integração de um cofundador português, e no lançamento da nova e melhorada plataforma que foi lançada em junho. Nos próximos meses, a Ccrave vai continua a adicionar mais marcas à sua loja online e a inspirar e educar a sua comunidade com artigos e podcasts.