Casa do Impacto assinala aniversário com novo posicionamento

A Casa do Impacto cumpre o quarto aniversário e reposicionou a sua missão para englobar iniciativas e programas para todos os setores de atividade públicos e privados.
“Por uma sociedade do Impacto” é agora o lema da Casa do Impacto que hoje assinala mais um aniversário, o quarto, data que aproveitou para apresentar também um rebranding e uma nova estratégia.
O hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa quer cimentar-se enquanto plataforma agregadora de referência internacional de uma comunidade intersectorial com olhos postos no futuro – através da geração de novas oportunidades de negócio onde as pessoas e o planeta vêm primeiro. Reposiciona-se para criar uma sociedade de impacto para incluir iniciativas e programas para todos os setores de atividade (público e privado), que se juntam à comunidade empreendedora.
O reposicionamento e rebranding da Casa do Impacto têm o intuito de democratizar o acesso ao impacto e sustentabilidade social e ambiental, tornando a sua prática e adoção transversal a todos os setores da sociedade. A visão passa por posicionar Portugal como referência europeia de Impacto social e ambiental, refere o hub em comunicado.
A nova abordagem vai materializar-se ao uniformizar o discurso, criar mais oportunidades de investimento, novas redes de suporte para os projetos sociais e ambientais e promover a implementação, ao potenciar uma visão mais ampla da atuação da Casa do Impacto, que chama para o ecossistema de impacto todo o tipo de organizações da sociedade civil, do setor público e cidadãos.
“A Casa do Impacto está de parabéns por ajudar a colocar Portugal na vanguarda destes temas, fruto do crescimento e do trabalho desenvolvido juntamente com parceiros e outros agentes do ecossistema. Temos vindo a trazer para o core das empresas nacionais e internacionais e fundos de investimento aquelas que já são as exigências da Comissão Europeia no que diz respeito à incorporação de iniciativas de inovação social e ambiental”, destaca Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.
A responsável do hub refere ainda que “o lema “Por uma sociedade do Impacto” tem como base o elevar do impacto a tema central na sociedade, permitindo abrir as portas a um novo e melhor futuro para todas as pessoas. Ajudar as organizações públicas e privadas a colocar o Impacto no centro da tomada de decisões vai gerar a mudança de paradigma necessária na sociedade para que um futuro melhor se torne realidade”.
Nos próximos anos, o desafio passa por tornar a Casa do Impacto a principal plataforma agregadora de impacto em Portugal e com relevância a nível europeu, que seja entendida como um projeto de abrangência nacional e não circunscrito territorialmente; que se assuma como um espaço de excelência para a capacitação de todo o sector, e que seja a entidade que promove a filantropia estratégica e o
ativismo empresarial, ajudando as empresas a prepararem-se para antecipar e lidar com ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). O desafio mais ambicioso será também a abertura na zona oriental a capital do Lisboa Social Mitra, a próxima morada da Casa do Impacto, capaz de albergar três vezes mais negócios de impacto.