Business Angels nacionais distinguem start-ups e personalidade de 2018

A 3.ª edição do Spring Investment Dinner, da Associação Portuguesa de Business Angels (APBA), distinguiu os projetos e a personalidade mais inovadores de 2018.

A Sound Particles, a 360imprimir e José Neves, fundador e CEO da Farfetch, foram, respetivamente, os projetos e a personalidade distinguidos pela Associação Portuguesa de Business Angels (APBA). A revelação teve lugar ontem na 3.ª edição do Spring Investment Dinner, um evento organizado pelos business angels nacionais e que, além de homenagear as start-ups e personalidade mais inovadoras do ano passado, foi também palco para debater o panorama do investimento em Portugal.

A Sound Particles, plataforma de áudio criada há cerca de três anos, em Leiria, que aplica conceitos de computação gráfica ao som, e que já viu o seu software usado na famosa série televisiva Game of Thrones, conquistou a distinção de “High Impact Startup”. Por sua vez, a 360imprimir foi distinguida como a melhor operação com participação do fundo 200M e do Fundo para a Inovação Social (FIS), em rondas concretizadas no ano passado.

A proatividade no apoio e desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal desenvolvida pelo fundador da Farfetch valeu-lhe o prémio “Personalidade do Ano”.

Panorama nacional em análise
A par da atribuição destas distinções, alguns dos participantes do Spring Investment Dinner fizeram ainda uma breve análise do panorama nacional. Por exemplo, o presidente da PME Investimentos, Marco Fernandes, aproveitou o evento para fazer um balanço dos 30 anos desta entidade e dos fundos, concretamente do Fundo 200M que já realizou três investimentos, no total de cerca de 11 milhões de euros, e do recém-lançado Fundo Inovação Social.

Por sua vez, a APBA fez o balanço do programa Empowering Early Stage Investors (ESIL), divulgado em Portugal no evento do ano passado. Teresa Valente, secretária geral da Associação, explicou que foram realizadas diferentes iniciativas para criar oportunidades de investimento transfronteiriço, capacitar e apoiar investidores e aumentar o número reduzido de mulheres investidoras, ações essas que já contaram com mais de 440 participantes em Portugal e 4mil em toda a Europa.

“Este evento é uma oportunidade para analisarmos o atual panorama deste setor e qual o seu futuro em Portugal e na Europa. Acreditamos que esta dinâmica permite incentivar o diálogo sobre temas relevantes para investidores e start-ups, apoiando assim o desenvolvimento sustentável do setor, assim como homenagear os que mais inovam e contribuem para o crescimento do ecossistema”, afirmou João Trigo da Roza, presidente da APBA.

Recorde-se que no ano passado, a Associação Portuguesa de Business Angels registou um total de 5,5 milhões de euros de investimentos.  Do conjunto dos 21 projetos investidos, os que mais investidores atraíram foram os relacionados com soluções de inteligência artificial.

O Spring Investment Dinner contou ainda com a participação de Gonçalo de Vasconcelos, cofundador e CEO de SyndicateRoom, de Hugo Augusto, diretor da Techstars Lisboa, de Daniel Nascimento, da EDP Inovação, e de Cristina Fonseca da Indico Capital Partners, que, com moderação de Francisco Ferreira Pinto, sócio da Busy Angels, debateram o alargamento das áreas de atuação dos diferentes players, como aceleradoras, incubadoras, business angels ou venture capitals, na cadeia de valor do investimento em Portugal.

Comentários

Artigos Relacionados