BRP junta-se ao PRO_MOV para acelerar requalificação dos portugueses

Até ao final de 2022, o objetivo é alargar para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões e áreas de atividade do tecido empresarial português.

A Business Roundtable Portugal (BRP) anunciou a sua associação ao PRO_MOV, programa nacional para a requalificação de portugueses desempregados ou em profissões de risco. Até ao final de 2022, o objetivo é alargar para seis os laboratórios de requalificação, abrangendo uma maior diversidade de profissões e áreas de atividade do tecido empresarial português.

“Acreditamos na capacidade de mobilização da sociedade e de fazer acontecer. Hoje damos mais um passo nessa direção com a participação de mais 17 das empresas associadas e seis externas, naquele que é um programa único a nível nacional na requalificação. Estamos aqui para acelerar o impacto desta iniciativa muito meritória, esperando impactar a vida dos portugueses. O esforço conjunto entre o setor privado e o setor público é o caminho para conseguirmos dar resposta aos desafios dos empregos do futuro”, afirma Vasco de Mello, presidente da BRP, associação que reúne 42 empresas de 21 setores.

Além das três empresas fundadoras (Nestlé, SAP e Sonae), o PRO_MOV conta com o envolvimento de mais 17 empresas associadas (Altice, BA Glass, BPI, CIN, CTT, Delta, EDP, Fidelidade, Galp, Hovione, José de Mello, Millennium bcp, Salvador Caetano, Semapa, Sogrape, Sovena e Sugal), sendo que algumas estão a trabalhar no projeto desde a sua fundação. Seis empresas externas (Aveleda, Bosch, Esporão, ManpowerGroup, Symington, The Fladgate Partnership) aceitaram o desafio lançado pela associação.

“Estamos muito entusiasmados por ver o tecido empresarial português unir-se em redor de uma questão que é cada vez mais preocupante a nível global, a requalificação e valorização das pessoas. O programa PRO_MOV, inserido na iniciativa R4E (Reskilling for Employment), é sem dúvida um marco para a nossa sociedade, uma vez que dá uma resposta efetiva aos portugueses que procuram adaptar-se às novas exigências do mercado de trabalho”, comenta Cláudia Azevedo, vice-presidente e líder do eixo pessoas da BRP, em comunicado.

Fundada no ano passado, por 42 empresas — como Sonae, Amorim, Mota-Engil, Feedzai — de 21 setores, a BRP defende uma “nova ambição de crescimento para Portugal” que coloque o país entre os 15 países europeus com maior PIB per capita.

Lançado no final de 2021, em conjunto com o IEFP, em cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o PRO_MOV insere-se na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment (R4E)”, que pretende requalificar um milhão de europeus até 2025.

Comentários

Artigos Relacionados