Britânica Zango contrata Pedro Sousa para liderar operação em Portugal
A start-up britânica de inteligência artificial Zango nomeou Pedro Sousa para liderar a sua operação em Portugal, reforçando a estratégia de expansão da empresa no mercado nacional e a sua atuação junto de bancos, seguradoras e fintech.
A start-up britânica Zango acaba de anunciar a contratação de Pedro Sousa para liderar a estratégia e as operações da empresa em Portugal. Esta é a primeira de várias contratações que a empresa quer fazer nos próximos meses, para expandir a operação em Portugal.
“A contratação do Pedro Sousa é mais uma aposta na construção da confiança e governance em IA para a conformidade regulatória no setor financeiro. Portugal está a crescer de forma proeminente neste mercado, e estamos muito entusiasmados em expandir a nossa presença no país”, explica Ritesh Singhania, co-fundador e CEO da Zango.
Pedro Sousa lidera a estratégia de expansão da start-up em Portugal, colaborando com bancos, seguradoras e fintechs na implementação de agentes de IA que automatizam processos complexos de compliance e gestão de risco. Com sólida experiência em consultoria financeira, em empresas como a Deloitte e a PwC, Pedro Sousa usará o seu conhecimento sobre os desafios regulatórios e operacionais das grandes instituições, desde auditoria à implementação de novos requisitos. Ao mesmo tempo, o novo elemento da equipa da Zango conta ainda com uma forte ligação ao empreendedorismo, tendo integrado equipas de projetos como a da fintech Comudel, e a NeoPME, empresa que fundou e impulsionou como marketplace de soluções de IA para PME portuguesas.
“Liderar a estratégia de expansão da Zango em Portugal é uma oportunidade única de aplicar a minha experiência, tanto em consultoria financeira como no ecossistema empreendedor. A tecnologia da Zango está a redefinir a forma como as organizações encaram o compliance e o risco, e isso torna esta missão ainda mais relevante e com um enorme potencial de crescimento em Portugal.”, sublinha Pedro Sousa.
A Zango desenvolve agentes de inteligência artificial para instituições financeiras, ajudando a automatizar processos de compliance regulatória que tradicionalmente são altamente manuais, como horizon scanning, interpretação de normas e análise de lacunas regulatórias. A solução da empresa surge como resposta à crescente pressão sobre as instituições financeiras para adotar a IA de forma responsável, de forma a que as empresas garantam que a automação é integrada com fortes mecanismos de segurança.
Para reforçar a sua expansão em Portugal, a Zango acaba de integrar Manuel Goncalves Ferreira, ex-BBVA e uma das personalidades mais respeitadas do setor financeiro nacional, no seu advisory board, juntamente com Dean Nash, Global COO no Santander Legal. Com esta combinação de experiência local e visão internacional, a Zango reforça a sua ambição de liderar a transformação do compliance em Portugal.
“O mundo está a mudar de forma inegável, e a forma como as instituições financeiras estão a adaptar-se a estas mudanças depende da visão dos seus líderes. Ter o Dean e o Manuel como novos membros do nosso advisory board traz-nos, não só as suas visões como a sua determinação e experiência. Estamos muito expectantes e felizes por poder contar com mais duas perspectivas no nosso dia a dia.”, conclui Ritesh Singhania.








