BNP Paribas lança fundo de capital para o ambiente

O BNP Paribas Asset Management (BNPP AM) anunciou o lançamento de um fundo para área do ambiente designado EARTH.
O BNP Paribas Environmental Absolute Return Thematic Fund (EARTH), é uma proposta alternativa de financiamento que procura identificar oportunidades entre as empresas que enfrentam desafios ambientais significativos. Estão em causa desafios que surgem à medida que a procura mundial de alimentos, água e energia aumenta, devido a um crescimento populacional que se estima que atinja os mil milhões até 2050. Uma previsão que conduzirá ao aumento da produção de resíduos e das emissões de dióxido de carbono.
Com estes desafios surgem oportunidades para os investidores que procuram formas significativas de mobilizar capital para ajudar a combater as alterações climáticas. O EARTH do BNPP AM combina pesquisa temática, indústria, regulamentação e analise da empresa.
O universo de investimento é constituído por empresas de mercados globais desenvolvidas e emergentes globalmente capitalizadas em mais de mil milhões de dólares, cada uma das quais mapeada para um ou mais dos oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com o ambiente.
A equipa ocupa posições longas nas empresas mais promissoras e inovadoras do mundo, nos mercados de energia, materiais, agricultura e indústrias, que estão a oferecer soluções para os desafios ambientais. São combinados com posições curtas em empresas com modelos de negócios insustentáveis ou tecnologicamente inferiores, vulneráveis ao risco de transição.
De acordo com a Estratégia Global de Sustentabilidade do BNPP AM, os princípios ESG são totalmente incorporados no processo de investimento do EARTH e, tal como no BNP Paribas Energy Transition, será produzido trimestralmente um relatório de sustentabilidade. O relatório incluirá o impacto positivo por unidade de investimento de emissões, uso de água e produção de resíduos evitados.
O EARTH é gerido conjuntamente pelos especialistas Edward Lees e Ulrik Fugmann, que também gerem o fundo BNP Paribas Energy Transition.