Basecamp: nesta empresa os funcionários não trabalham mais de 40 horas

Jason Fried, CEO da empresa norte-americana Basecamp, conseguiu criar um negócio lucrativo e para o qual nenhum funcionário trabalha mais horas do que as estritamente necessárias.

Elon Musk é conhecido pela sua política de trabalho, que defende que “para mudar o mundo, as pessoas deviam trabalhar entre 80 a 100 horas por semana”. “Há com certeza sítios mais fáceis para trabalhar, mas nunca ninguém mudou o mundo a trabalhar 40 horas por semana”, diz o CEO da Tesla, SpaceX, The Boring Company e Neuralink.

Mas para Jason Fried, CEO da Brasecamp, empresa sediada em Chicago que desenvolve aplicações web, esta teoria não se aplica. Fried prefere escolher menos, não mais. Não estabelece metas. E o mais importante: não trabalha mais de 40 horas por semana e quer que os seus funcionários também não o façam.

Apesar disso, este CEO desenvolveu um negócio lucrativo, com grandes benefícios, que não pára de crescer há duas décadas. Lançou a Basecamp (anteriormente 37 Signals), que oferece uma ferramenta de gestão que permite que todos os membros de uma equipa vejam as mesmas informações, documentos ou datas de entrega dos projetos, com a vantagem de poderem dispensar listas infidáveis de emails ou reuniões de equipa desnecessárias.

Fried, que recentemente foi pai do segundo filho, também encontrou tempo para escrever alguns livros aclamados pela crítica. O último, intitulado “Você não tem que ser louco no trabalho”, foi avaliado pelo The Economist como o melhor livro sobre direção publicado em 2018. No livro, coescrito por David Heinemeier, também co-fundador da Basecamp, muitos diretores e proprietários são caraterizados como sendo viciados no trabalho. “O workaholism é algo contagioso, você não pode pará-lo se for o único que o traz para o escritório”, dizem os dois autores. Tanto Fried quanto Heinemeier rejeitam o conceito de que uma empresa é uma “família” ou qualquer outra coisa que não seja uma verdadeira emergência de trabalho.

Numa entrevista à CNN, Fried delineou a sua filosofia particular de trabalho num ambiente como o empresarial, onde muitos trabalhadores vivem em muitos casos para a empresa. “Se você não dorme ou descansa o suficiente e não tem tempo para outras coisas na sua vida, está a sofrer um grande desgaste”, disse o CEO da Basecamp. “Você tomará melhores decisões se for um bom estratega sobre o que considera bom e o que não é, e entender melhor os seus clientes do que qualquer outra pessoa”.

Jason Fried diz que na sua empresa perguntam aos funcionários as razões pelas quais precisariam de mais de 40 horas por semana e ajudam-nos a eliminar trabalhos desnecessários, para que possam trabalhar apenas 40 horas por semana. O empreendedor considera que trabalhar oito horas já é muito tempo. “A vida fora do trabalho é muito valiosa, porque eu iria querer desperdiçar horas desnecessárias no escritório? Se eu pudesse saber algo que não sabia aos 20 anos, seria o fato de perceber que muitas coisas que nos preocupam não têm valor”, conta.

O CEO segue o seu próprio conselho e garante que dorme entre sete e oito horas por dia. “Com o segundo bebé, muitas noites são um pouco difíceis”, diz. Nada que qualquer pai não tenha experimentado nos primeiros meses da vida dos seus filhos. De forma mais global, além de não exceder as 40 horas por semana, faz questão de tirar três semanas de férias por ano.

“Nos meses de verão, os meus funcionários trabalham quatro dias por semana, então durante esses meses também têm fins de semana de três dias”, explica. Uma filosofia particular de trabalho que lhe permitiu acumular uma grande fortuna e desfrutar do respeito e afeto dos seus trabalhadores.

Comentários

Artigos Relacionados