Associação Europeia de Business Angels publica compêndio de estatísticas anuais

O mercado de investimentos dos Business Angels em 38 países está retratado no mais recente compêndio de estatísticas da European Business Angels Network-EBAN.

A EBAN apresentou no final de dezembro mais uma edição do seu Compêndio de Estatísticas Anuais. A análise aborda os dados de investimento dos Business Angels (BA) num total de 38 países europeus, ao longo de 2019.

Uma das conclusões aponta para que, comparativamente a 2018, o mercado europeu de investimentos realizado por Business Angels tenha crescido 9,77%.Os BA apresentaram-se como os principais fornecedores de capital de risco, respondendo por quase 60% do mercado total de investimento em estágio inicial.

Reino Unido lidera
O Reino Unido continua a liderar o mercado europeu de BA com 153,08 milhões de euros de investimento em 2019, um aumento de 39,9% face a 2018.

Já o mercado alemão, o segundo na Europa em tamanho, representou 81,77 milhões de euros, seguindo-se a Espanha com 78,66 milhões de euros investidos por business angels.

Globalmente, por toda a Europa, a maioria dos mercados cresceu em termos do montante de euros investidos. O mesmo não aconteceu com o número de rondas de investimento que diminuíram em vários países. Segundo o relatório EBAN, esse facto revela que os BA estão a aumentar os seus investimentos em estágios mais avançados das start-ups e nas chamadas rondas de folow on.

De notar também um desempenho muito positivo nos países nórdicos como, por exemplo, Dinamarca, Finlândia e Suécia, que registaram um crescimento entre 40 a 70% do seu mercado local de investimento de BA, comparativamente ao ano anterior.

O relatório refere que a crescente presença de fundos apoiados pelos governos que investem diretamente em start-ups ou plataformas de crowdfunding, entre outros mecanismos, criou um ambiente muito mais competitivo para os BA em alguns países.

No caso de Portugal, os números colocam o país na 17.ª posição no ranking do 38 países contemplados no relatório.

Quanto aos setores de investimento, em termos de euros, o de software empresarial e fintech tomaram a liderar em 2019 com, respetivamente, 16% e 12% de todos os investimentos realizados no ano passado. No que respeita ao número de rondas de investimento, o software empresarial foi o setor de eleição dos BA.

Os 3 setores chave do investimento dos BA

Em comparação com o ano passado, a distribuição de investimentos pela indústria mudou, com um ligeiro declínio em alguns dos setores mais populares em 2017 e 2018 (saúde e transportes/mobilidade) a favor do setor do marketing. No entanto (de acordo com o inquérito de 2017) cerca de 26% dos Business Angels indicaram que não têm um setor de foco específico e que investem principalmente nas equipas, na ideia, produto ou mercado.

Comentários

Artigos Relacionados