Ex-assistente pessoal de Nelson Mandela confirmada no TEDxPorto 2024

Zelda la Grange, ex-assistente pessoal de Nelson Mandela, é um dos nomes confirmados no TEDxPorto 2024. Andreas Noe, ativista climático, e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, reforçam também o painel de oradores do evento que decorre a 27 de abril, na Alfândega do Porto.

Zelda la Grange, ex-assistente pessoal de Nelson Mandela, subirá ao palco do TEDxPorto no dia em que se comemoram 30 anos desde as primeiras eleições livres pós-apartheid na África do Sul. A 27 de abril, Zelda la Grange analisará o mundo moderno através da perspetiva de um dos maiores pacificadores da história com quem trabalhou duas décadas. Para partilhar ideias e projetos transformadores com capacidade para mudar o mundo, o ativista alemão Andreas Noe e Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, juntam-se ao grupo das mais recentes confirmações do TEDxPorto. Os bilhetes encontram-se à venda em tedxporto.com.

Zelda la Grange nasceu na África do Sul durante o período do apartheid. Aos 24 anos, em 1994, juntou-se ao gabinete do primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, Nelson Mandela. Durante os 19 anos seguintes viveu uma experiência que mudaria a sua vida, trabalhando ao lado do maior estadista e humanitário da nossa época. Zelda la Grange publicou o best-seller internacional “Bom Dia, Sr. Mandela”, que está a ser adaptado para o cinema, estando agora a trabalhar no seu segundo livro.

Com mais de 30 anos de experiência no setor espacial industrial e institucional, Ricardo Conde é outro dos nomes confirmados e abordará no TEDxPorto o surgimento de novas agências espaciais como novos intervenientes no setor, a sustentabilidade espacial e o papel do Espaço para a sustentabilidade da Terra. Ricardo Conde faz parte da direção da Agência Espacial Portuguesa desde 2019, tendo sido nomeado Presidente em 2020, e é ainda representante português e chefe da delegação no Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA).

Também Andreas Noe, biólogo e que em 2019 deixou o seu emprego para sensibilizar a população para questões ambientais, criando campanhas criativas com arte e canções de ukulele, participará no evento. Em 2020, percorreu toda a costa portuguesa em dois meses para alertar sobre o problema dos plásticos nos oceanos. No ano seguinte, convidou a comunidade a recolher um milhão de beatas. O mais recente projeto comunitário, “The Trash Art Awards”, consistiu num desafio anual mundial para as pessoas recolherem lixo e imediatamente transformá-lo  numa  obra  de  arte  e  fotografá-la.  No  palco  do  TEDxPorto, explicará como abordar as questões ambientais com positividade e criatividade, combatendo os sentimentos de ansiedade provocados pelas notícias sobre as mudanças climáticas.

Comentários

Artigos Relacionados