As profissões e áreas mais procuradas pelas empresas em 2022 foram…

Este ano, foram cinco as profissões e as áreas que dominaram as contratações das empresas. O levantamento foi feito pela plataforma Alerta Emprego.

A pesquisa efetuada pelo Alerta Emprego às profissões e áreas de atividade mais requisitadas pelas empresas nacionais ao longo deste ano, permitiu à plataforma possível reunir um top 5, composto por diferentes áreas de atividade. Surpreendentemente, no ano que agora termina não foram as posições tecnológicas as que abriram mais vagas e precisaram de mais talento, salienta a plataforma.

Apoio ao Cliente
Este cargo reúne tarefas de suporte antes, durante ou depois da compra online e potencia a melhor experiência dos clientes na sua relação com as empresas. Esta foi a vaga que verificou mais procura em 2022 e no leque das empresas a contratar estão, entre outras, a Manpower, a Teleperformance, a Armatis, a Sitel e Fujistu.

Funcionários de loja
A segunda posição com mais procura em 2022 foi a de funcionários de loja. Entre as empresas que mais contrataram para esta área estão os CTT, Decathlon, Flying Tiger, IKEA, JYSK e Mercadona.

Empregados de mesa, restaurantes e hotéis
Com a normalização da atividade do turismo em Portugal,  setores como o da restauração e hotelaria sentiram necessidade de voltar a contratar. Assim, empregados de mesa, restaurantes e hotéis, completam o top 3 de vagas mais procuradas em 2022. O AP Hotels, Portugália, McDonald’s, Nosolo Itália e Plateform estão entre as empresas que mais contrataram, por exemplo.

Comerciais/Vendedores
As empresas precisam cada vez mais de se apresentar ao público com comerciais capazes de captar bons negócios e clientes. Entre as empresas que mais contrataram para esta posição estão a Acústica Médica, Ergovisão, NOS Empresas e a Securitas Direct.

Técnicos de armazém
Para completar o top 5 das profissões mais procuradas em 2022 é possível encontrar o cargo de técnico de armazém e entre as empresas que mais procuraram está posição estão a Rádio Popular, Aviludo, Vertente Humana e a Clipouro.

Além destas, destacaram-se ainda pelo seu volume de procura, e segundo o Alerta Emprego, oportunidades para Administrativos, Motoristas, Serralheiros, Gestores, Contabilistas, Eletricistas, Engenheiros, Técnicos de Marketing e Comunicação, Cozinheiros, Chefs e Pasteleiros e Técnicos de Recursos Humanos. Às anteriores, juntam-se ainda vagas para Programadores, Técnicos de Construção, Funcionárias de Limpeza, Designers, Mecânicos, Farmacêuticos, Técnicos de Estampagem, Técnicos de Desporto, Enfermeiros e Instaladores.

Comentários

Artigos Relacionados