As maiores barreiras ao crescimento das empresas em 2019
Sobreregulação, incertezas políticas e disponibilidade das competências chave. Estas são as três maiores preocupações que os CEOs têm em relação ao crescimento das suas empresas em 2019.
Sobreregulação e incertezas políticas são as duas maiores preocupações dos CEOs relativamente ao crescimento das empresas. 35% dos diretores executivos indicaram estar “extremamente preocupados” com estas duas barreiras.
Estes dados são apontados no último estudo anual da PwC, onde são entrevistados líderes dos quatro cantos do mundo sobre os entraves ao crescimento das suas organizações.
A falta de talento também inquieta os líderes globais. Em terceiro lugar, 34% dos inquiridos referiram estar “extremamente preocupados” com a disponibilidade das competências chave de que as suas empresas necessitam. Segundo uma investigação recente do LinkedIn, as hard skills mais procuradas este ano são: computação em cloud, desenvolvimento de inteligência artificial, raciocínio analítico, gestão de pessoas e design da experiência de utilizar (UX Design).
Os conflitos entre a China e os Estados Unidos também parecem estar a interferir com o potencial crescimento das empresas. A análise da PwC indica que 31% dos entrevistados veem os conflitos comerciais como uma barreira enquanto 30% estão apreensivos com a incerteza geopolítica.
Refira-se ainda que o populismo (28%), ameaças à segurança cibernética (30%) e a velocidade das mudanças tecnológicas (28%) fazem parte desta lista.
Sobreregulação (35%)
Incerteza política (35%)
Disponibilidade das competências chave (34%)
Conflitos comerciais (31%)
Ameaças à cibersegurança (30%)
Incerteza geopolítica (30%)
Protecionismo (30%)
Populismo (28%)
Velocidade da mudança tecnológica (28%)