Opinião
Aprendizagem digital personalizada

A ideia de uma aprendizagem adaptada ao indivíduo não é nova. No entanto, a forma como alcançamos a personalização está a mudar. A aprendizagem digital está em ascensão, e os algoritmos complexos, que tornam a personalização possível, têm influenciado o seu panorama em contexto empresarial ao longo das últimas décadas.
Hoje, os formandos podem aceder a programas que lhes ensinam o que precisam de saber, em vez de frequentarem cursos standardizados, centrados em competências ou conhecimentos que já têm. Além disto, a inteligência artificial torna os programas de formação relevantes e mantém os formandos motivados.
Num ambiente de sala de formação é mais difícil alcançar uma aprendizagem personalizada, especialmente numa grande turma com mais de 20 pessoas. Tarefas diferenciadas podem personalizar a aprendizagem até certa medida, mas dependem de um processo complexo que geralmente proporciona resultados mistos.
No entanto, a aprendizagem personalizada continua a ser o Santo Graal para os formadores empresariais. Há um grande desafio que nos acompanha desde sempre: como tornar a formação específica ao indivíduo, para que este possa aplicar os conhecimentos adquiridos de uma forma prática e relevante nas funções que desempenha? O coaching é a resposta óbvia, mas é impossível fazer coaching a grandes grupos de pessoas em simultâneo.
Já há algum tempo que a Cegoc tem vindo a refletir sobre este desafio. E encontrámos agora uma solução – um programa personalizado a ser lecionado no mundo digital, que faz com que as coisas aconteçam no mundo real!
A solução é #UP 4REAL®
A Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® é uma nova iniciativa que mistura e-Learning, coaching e formação no local de trabalho para produzir algo único.
Depois do formando selecionar o tema – por exemplo, Gestão de Projeto – trazemos pessoas do mundo real para o ajudar a aplicar os conhecimentos adquiridos com sucesso. Em primeiro lugar, um coach on-line dá uma aula virtual com a abordagem aos benefícios de quatro tópicos de aprendizagem, os chamados “sprints“. De seguida, o formando escolhe os dois sprints mais relevantes, tais como “lidar com pedidos urgentes” e “preparar a reunião do Conselho Diretivo”.
Em segundo lugar, o formando é incentivado a encontrar um “parceiro de aprendizagem” (learning buddy) -, um colega ou responsável que mantém o formando motivado e oferece ideias sobre como aplicar os conhecimentos adquiridos. O parceiro pode sugerir, por exemplo, que crie uma agenda para a reunião do Conselho Diretivo e até mesmo que presida à reunião.
E não é tudo. Espera-se também do formando que mantenha um diário, onde registará a sua evolução e demonstrará como se encontra a colocar em prática tudo o que aprendeu, e como se sente relativamente ao seu desempenho. O diário comprova que todos os critérios necessários para a certificação formal foram cumpridos.
As interações humanas ao longo do processo são o ingrediente fundamental para tornar a aprendizagem personalizada. Todas as tarefas ocorrem num cenário da vida real, para que não pareçam forçadas e, assim, deem ao formando a possibilidade de realmente se desafiar a si mesmo.
É possível conhecer mais aprofundadamente a reflexão que levou à criação da Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® em “The only way is #UP”.
A Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL® permite que todos os colaboradores desenvolvam competências no trabalho e promovam interações reais com colegas. A formação é personalizada, para colmatar eventuais lacunas nas competências, com a garantia que cada momento da formação é importante.
Para saber mais sobre a Coleção de Aquisição de Competências #UP 4REAL®, e de que forma pode ajudar os seus colaboradores a aumentarem as respetivas soft skills, visite o site.
Catarina Correia é licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Marketing Management, no IPAM. É uma entusiasta em marketing digital com especialidade em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads. Atualmente ocupa o cargo de Head of Marketing & Communication da CEGOC, apesar de ter mais de 11 anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online tendo sido responsável pela gestão do Departamento de Marketing e Comunicação de algumas empresas na área de formação onde foi responsável por várias ações de marketing e desenvolvimento no mercado nacional e também Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão das empresas por onde passou, em diferentes modelos de participação.
Atualmente, na CEGOC, o seu papel está assente no desenvolvimento e execução de estratégias de longo e curto prazo (branding, marketing, desenvolvimento de produtos e abordagem ao mercado), desenvolvimento de negócios e vendas, gestão de relacionamento com clientes e parceiros chave, gestão de RH e RP em eventos importantes (Portugal e internacional).