Angariação de investimento desacelera em 2022, diz relatório da PitchBook

O Global Private Fund Strategies Report da PitchBook revela que este ano a captação de investimento deverá ser menor do que a registada no ano passado.

A PitchBook, empresa internacional de financial data e software, divulgou recentemente o seu relatório Global Private Fund Strategies no qual resume a atividade de captação de recursos de capital privado. E segundo os dados apurados, no primeiro trimestre deste ano os números foram menos de um quarto do total de captação dos recursos registados em 2021, o que de acordo com a PitchBook indicia uma desaceleração.

No entanto, o relatório refere que os fundos estão a crescer em montante. Os que já tiveram fundos anteriores, aumentaram-nos em cerca de 82,2% no primeiro trimestre de 2022. Vejamos alguns dos dados apurados pelo Global Private Fund Strategies Report, da Pitchbook, em setores como private equity e venture capital.

No caso dos private equity (PE), o relatório refere que a captação global de fundos manteve um ritmo constante até ao primeiro trimestre de 2022. O relatório refere que a contagem de fundos continuou a cair por um trimestre consecutivo, enquanto os de tamanho médio aumentaram, evidenciando a mudança contínua dos PE em direção a veículos maiores. Além disso, cerca de 77,8% dos fundos de PE fechados durante o trimestre foram maiores do que seus antecessores.

Por outro lado, a média de meses para fechar um fundo aumentou para 21,8 meses no primeiro trimestre, indiciando que o ritmo de captação de recursos está a começar a desacelerar à medida que os Limited Partners (LPs) lutam para fornecer capital tão rapidamente quanto os General Partners (GPs) voltam ao mercado.

O relatório destaca também que este ano, os gerentes emergentes provavelmente enfrentarão dificuldades na captação de recursos num mercado tão competitivo, uma vez que carecem de vários fatores, como histórico de desempenho e relacionamentos estabelecidos com LPs. O capital captado por gestores emergentes representou 18,8% do total no primeiro trimestre.

 

De acordo com o relatório, a captação global de fundos de venture capital mobilizou 324 fundos no primeiro trimestre de 2022. Na taxa atual, o capital levantado no final de 2022 pode superar o total recorde de 2021, acrescenta o relatório. No primeiro trimestre de 2022, os fundos iniciais arrecadaram 6 biliões de dólares e os gestores emergentes 22 biliões. Em contrapartida, os VC experimentados somaram 7,1 biliões de dólares, o que representou 76,6% do total.

O Global Private Fund Strategies Report, da PitchBook, constatou ainda que nos primeiros três meses deste ano, 80% do total global (o equivalente a 75,3 biliões de dólares), foi arrecadado na América do Norte. Em comparação, a Ásia arrecadou 7,1 biliões e a Europa, 8,3 biliões.

Comentários

Artigos Relacionados