Projeto de biotecnologia vence concurso de ideias AgriEmpreende

O projeto AgriEmpreende já apurou os três vencedores. Biotecnologia, snacks de moscatel e biomassa e controlo de espécies foram as áreas que mais sobressaíram e que passaram à próxima fase do programa.
A terceira edição do concurso Ideias de Negócio do Agriempreende já conta com três vencedores. De um total de 14 candidaturas sobressaíram-se os projetos de produção de plantas, outro de utilização de terrenos marginais para a produção de biomassa e controlo de espécies e ainda uma equipa que desenvolve snacks de fruta desidratada com sabor a moscatel. Estes projetos, que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar respetivamente, vão passar à próxima fase do concurso.
O grande vencedor foi a Bioexplant: um projeto na área da biotecnologia vegetal que pretende utilizar diferentes métodos laboratoriais de crescimento, como a hidroponia. O processo laboratorial utilizado, que se tem comprovado muito eficiente, baseia-se no crescimento e na multiplicação de plantas através de bioreatores. O objetivo passa por “produzir plantas de elevado valor acrescentado”, refere o comunicado enviado ao Link to Leaders.
A medalha de prata foi atribuída à CanaBogne. Esta equipa pretende utilizar terrenos marginais para a produção de biomassa e para o controlo/remoção de espécies invasoras previamente avaliadas. A finalidade é “o controlo de erosão do solo, a aplicação de tecnologias de agricultura de precisão e a gestão de terrenos baldios”.
Numa ótica mais virada para o consumidor, a Sabor a Moscatel desenvolveu snacks de fruta desidratada com sabor a moscatel e que têm como base a fruta portuguesa das mais diversas regionais.
Estes três projetos vão receber 5000, 3000 e 1000 euros, dependendo do lugar da tabela que ocupam. Para além disto, o prémio inclui também uma pré-incubação física de três meses para o desenvolvimento do projeto e, após iniciada atividade, uma incubação de seis meses. Em ambos os casos, os projetos ficarão incubados ou na Startup Santarém ou no Centro de Empresas Inovadoras (CEI).
Segue-se agora um programa de aceleração para estas três equipas, que se vão juntar a outros empreendedores nas próximas quatro semanas, no CEI, em Castelo Branco.