Academia de Comércio: o renascimento do comércio tradicional lisboeta

Foi ontem inaugurada, na sede da UACS, a Academia de Comércio, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e que pretende potenciar os negócios já existentes e ajudar novos comerciantes na abertura e desenvolvimento dos seus negócios.

O objetivo desta iniciativa, que conta com o apoio da SBI consulting, da Startup Lisboa, da Junta de Freguesia do Beato e da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), passa por reabrir novos estabelecimentos nos locais que fecharam nos últimos anos e que, neste momento, estão ao abandono. Entre 15 de maio e 15 de junho candidataram-se 46 projetos, destes, foram escolhidos 15 para integrarem a Academia.

A atividade da Academia de Comércio vai-se basear em três pontos fulcrais:

1- Programa de aceleração: um plano com cinco semanas que tem como objetivo habilitar os empreendedores que desejam estabelecer novos conceitos de comércio. Este programa abrange tanto projetos online como projetos que passem apenas por lojas físicas. Parte da aceleração passa também por analisar a possível integração destes dois tipos de loja. Os empreendedores vão também poder contar com mentores do programa “Lojas com História”.

2- Apoio a comerciantes já instalados: O segundo ponto vem ajudar comerciantes que já estabeleceram o seu negócio através de “workshops”, sessões de capacitação e consultórios personalizados. O objetivo principal será adaptar os já existentes estabelecimentos comerciais à nova realidade do mercado.

3- Lojas com História: Criação de um programa especial de apoio complementar ao já existente programa “lojas com história”. Este tópico pretende ajudar os comerciantes a identificar as áreas prioritárias de intervenção e priorizar os investimentos nos seus negócios. Estas zonas comerciais ainda ser ajudadas a refletir sobre o seu negócio e sustentabilidade financeira do mesmo e apoiadas para que os fundos investidos sejam adequadamente aproveitados.

Miguel Fontes, o diretor executivo da Startup Lisboa, referiu que é um “enorme prazer ser parceiro desta iniciativa” e que “fazia todo o sentido para a Startup Lisboa abraçar esta iniciativa”. Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também esteve presente no evento. Segundo o vice-presidente da Câmara, “o comércio é um dos setores mais importantes da cidade de Lisboa”, daí esta iniciativa de recuperar os comerciantes tradicionais ter um papel fundamental para a zona lisboeta.

“Acreditamos que o programa vai ter muito valor para nós porque vamos ter a mentoria de empreendedores e profissionais com uma carreira ímpar nas áreas do retalho, logística ou marketing. Por outro lado, vai dar-nos a oportunidade de participar em workshops com temas tão interessantes como o design thinking ao mesmo tempo que nos permite ouvir líderes relevantes no ecossistema dos negócios de comércio”, referiram Joana Cunha e Patrícia Imbarus da Fair Bazaar, uma das empresas selecionadas pela Academia.

 

Lista das empresas selecionadas:

ALOJA DO Alojamento Local

Armazém das Malhas Lisboa

Atelier Encaixe

Bicho do Papel

Bistrô da Bekas

Different Style

Fairbazaar

Food Central Market

Koala Rest

La Folie Sweshop

Loa

MagicPortugal

Malta & Cª

Olivia Jeans

Pop the Bubble

Comentários

Artigos Relacionados