As mulheres mais inspiradoras e influentes de 2022, segundo a BBC

Pela primeira vez, a BBC pediu a mulheres selecionadas nas edições anteriores do 100 Women para indicarem nomes que na sua opinião mereciam ser incluídos na lista de 2022.

A BBC divulgou a lista “BBC 100 Women”, na qual divulgar as 100 mulheres de todo o mundo que se distinguem nas suas áreas de atividade e, simultaneamente, contribuem para que se esbatam as desigualdades entre géneros. Na sua 10ª edição, o ranking faz um balanço do progresso conquistado pelas mulheres na última década.

A lista deste ano reflete o papel de mulheres inseridas em graves conflitos em todo o mundo: das corajosas manifestantes que exigem mudanças no Irão ao rosto feminino do conflito e da resistência na Ucrânia e na Rússia. Pela primeira vez, a BBC também solicitou a mulheres selecionadas em edições anteriores do 100 Women para indicarem nomes que na sua opinião mereciam ser incluídos na lista de 2022.

Entre elas está o fenómeno global da música Billie Eilish, as atrizes Priyanka Chopra Jonas (Índia) e Selma Blair (EUA), a cantora Russa Alla Pugacheva, a recordista do salto triplo Yulimar Rojas, da Venezuela, e a autora do  Nana Darkoa Sekyiamah, do Gana.

Oito mulheres ucranianas também entraram para a lista deste ano: a primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska, a paramédica e voluntária Yulia Paevskaya (Tyra); a ativista dos direitos das pessoas com deficiência Yulia Sachuk; a ativista dos direitos humanos Alexandra Matviychuk; a matemática Marina Vyazovskaya; a jornalista Kristina Berdinskikh; a pediatra Irina Kondratova e a voluntária Yana Zinkevich .

Consulte a lista.

Comentários

Artigos Relacionados