Marcas de luxo dinamizam consórcio em tecnologia blockchain e NFTs

O Aura Blockchain Consortium reúne mais de 70 marcas entre as quais Prada, Dior, Givenchy e Mercedes-Benz. A Louis Vuitton lidera o consórcio que, através da tecnologia, quer criar experiências de luxo imersivas.

As marcas de luxo têm-se mostrado muito ativas na adoção de tecnologias relacionadas com blockchain e NFTs e a par das iniciativas individuais, juntaram esforços no Aura Blockchain Consortium. No total, são mais de 70 as marcas que se reúnem neste consórcio, lançado em meados do ano passado e liderado pela Louis Vuitton (LVMH), mas agora com um novo dinamismo para fornecer experiências de luxo aos clientes. Nele podemos encontrar marcas como Prada, Dior, Givenchy, Gucci, Tiffany, Mercedes-Benz ou TAG Heuer que, de forma a levarem a exclusividade dos seus produtos de luxo para o digital, já realizaram diversos lançamentos envolvendo aquelas tecnologias.

Agora, esta associação entre os gigantes do mercado de luxo lançou a sua própria solução de blockchain centrada na experiência digital dos seus clientes. Algumas das soluções em que o consórcio está envolvido passam por recursos de rastreabilidade e casos de uso de NFTs como uma versão digital para um produto físico.  Algumas delas já foram usadas nos mais recentes lançamentos de marcas como a Gucci e Dolce & Gabbana em vestuário e joias.

Neste projeto, o Aura Blockchain Consortium tem a parceria da Temera, empresa especializada em soluções blockchain. Por outro lado, e na sequência da sua parceria com a Sustainable Markets Initiative, o consórcio procura reforçar os níveis de sustentabilidade das marcas através do rastreamento de produtos na cadeia de produção.

O site Aura Blockchain Consortium refere que se esforça para “tornar as soluções blockchain e as tecnologias relacionadas fáceis e disponíveis para todas as marcas de luxo. Esforçamo-nos para fornecer ferramentas para ajudar na criação de transparência e confiança para todos os clientes e partes interessadas”. A página oficial do consórcio salienta ainda que pretende melhorar “a experiência de compra, posse, venda, revenda e reciclagem de bens de luxo”.

Ainda de acordo com o site oficial do Aura Blockchain Consortium, “este não é apenas mais um empreendimento na tecnologia. Não é só tecnologia. É sobre novas possibilidades”.

Comentários

Artigos Relacionados