The Journey quer dinamizar turismo nacional e recebe candidaturas até 8 de agosto

Encontrar projetos sustentáveis com impacto no setor do turismo é o objetivo de mais uma edição do The Journey. A iniciativa reúne o Turismo de Portugal, a Beta-i e a EDP.

O Turismo de Portugal, Beta-i e EDP uniram-se para realizar a quinta edição do programa de inovação que quer apoiar a transição energética e a sustentabilidade do turismo, um dos setores mais importantes da economia nacional, reforçando, desta forma, o posicionamento do país enquanto destino turístico sustentável e seguro.

Trata-se do The Journey, um programa dirigido a start-ups de todo o mundo que tenham projetos sustentáveis com impacto neste setor e que queiram colaborar com empresas de referência na área do turismo, com vista a desenvolver pilotos. Após o período de candidaturas, que termina no dia 8 de agosto, as start-ups selecionadas para participar no programa trabalharão em conjunto com as empresas parceiras no desenvolvimento de pilotos, sob a gestão técnica da consultora Beta-i, focados em desafios relacionados com eficiência energética, geração de energia limpa e fomento de um turismo mais verde e consciente.

A EDP assume o papel de mentora e especialista de projetos que atuem no aumento da eficiência da gestão dos recursos de energia, para aumentar a compreensão dos desafios no domínio da transição energética, bem como para ajudar a desenvolver soluções próximas da realidade do mercado.

A lista de parceiros incluiu ainda entidades como o grupo hoteleiro The Pestana Hotel Group, o grupo Vila Galé Hotéis, a Time Out Market, o Martinhal Residences e a Bestravel.

“O apoio do Turismo de Portugal ao programa The Journey é mais um importante passo no nosso compromisso com a transição para a neutralidade carbónica do destino. Estamos certos que, com a ajuda da EDP, parceiro estratégico no setor da energia, as empresas do turismo encontram soluções inovadoras que otimizem a utilização dos seus recursos, melhorem o seu desempenho ambiental e consigam fazer face às alterações climáticas”, afirmou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Nas suas quatro edições, o The Journey recebeu, no total, mais de 400 soluções, vindas de quase 80 países, e deu origem a 51 pilotos com impacto real na indústria ao longo dos anos.

Comentários

Artigos Relacionados