As 10 maiores corretoras de criptomoedas do mundo

Existem cerca de 600 corretoras de criptomoedas que convidam os investidores a negociar bitcoin, ethereum e outros ativos digitais. No entanto, os custos, a qualidade e a segurança variam. A Forbes elaborou um ranking com as maiores.

Se, por um lado, a tecnologia blockchain está a ser adotada por empresas de todo o mundo, por outro, tem havido uma expansão de empresas que permitem aos investidores comprar, vender e armazenar criptomoedas.

Apesar de o setor ter pouco mais de uma década de existência, o site CoinGecko.com informa que há cerca de 580 bolsas de criptomoedas independentes que permitem aos investidores negociar moedas virtuais. Aliás, no último trimestre de 2021, os sites de bolsas especializadas em criptomoedas receberam 1,7 mil milhões de visitas, de acordo com a SimilarWeb.

Para ajudar os investidores a navegar no mundo da compra e venda de bitcoin, ethereum e outras criptomoedas, a Forbes Digital Assets analisou as 60 das maiores bolsas de criptomoedas, classificando-as de acordo com dez critérios, que vão desde as providências de segurança cibernética e taxas de negociação ao apoio institucional e à regulamentação.

No início de janeiro, as 60 bolsas da lista geravam mais de 100 mil milhões de dólares (92 mil milhões de euros) em volume negociado por dia, o que representa a maior parte do volume de negociação de criptomoedas em todo o mundo.

Partilhamos as 10 maiores corretoras de criptomoedas do mundo, segundo a Forbes.

1 | Coinbase
Maior bolsa de criptomoedas dos EUA, a Coinbase abriu o capital na Nasdaq através de registo direto no valor de 86 mil milhões de dólares (79 mil milhões de euros), o maior da história. É regulada pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque através de uma licença para moedas virtuais, opera em 44 estados dos EUA e tem autorização bancária de Nova Iorque. Oferece o maior número de moedas e mercados entre as bolsas de criptomoedas dos EUA e está a lançar um mercado de NFTs.

2 | Kraken
Regulada nos EUA, Reino Unido e com operação na Ásia-Pacífico, a Kraken, destina-se a negociantes intermédios e avançados de criptomoedas. Opera em todos os estados dos EUA, exceto Nova Iorque e Washington, e dispõe de uma licença bancária no estado de Wyoming. Recentemente, apresentou uma prova de reservas de 19 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros) em ativos de clientes, uma das únicas bolsas a fazê-lo até hoje. Possui 13 licenças  em todo o mundo e declarou ter planos para um IPO ainda este ano. A sua taxa de 16 pontos base para “makers” é inferior à de outras grandes empresas reguladas. É a única empresa da Classe A que conta com uma bolsa de futuros.

3 | Robinhood
Corretora de valores de capital aberto sediada nos EUA e regulada pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), a Robinhood oferece negociação de ações e criptomoedas sem comissão. O número de ativos para negociação é relativamente baixo (sete) em comparação com a maioria das corretoras especializadas em criptomoedas. Tem mais de 2 milhões de clientes numa lista de espera para obter uma carteira que envia criptomoedas para endereços externos. Devido ao baixo custo de entrada e à oferta simples, é adequada para iniciantes. O valor dos criptoativos sob custódia é bastante alto, 22 mil milhões de dólares (20 mil milhões de euros).

4 | Crypto.com
Sediada em Singapura e regulada nos EUA, a Crypto.com pagou 700 milhões de dólares (641 milhões de euros) pelo direito de colocar o seu nome no antigo estádio Staples Center de Los Angeles. Oferece 169 moedas e 349 pares para negociação. Tem um volume negociado superior ao da Coinbase, apesar da sua taxa de 40 pontos base para negociações de nível básico ser relativamente cara.

5 | FTX
Bolsa que está em rápido crescimento (avaliada em 32 mil milhões de dólares, o equivalente a 29 mil milhões de euros), sendo gerida pelo jovem prodígio Sam Bankman-Fried, de 29 anos. A FTX tornou-se rapidamente numa das maiores bolsas do mundo em volume, em grande medida por explorar o mercado de derivados de criptomoedas. Já possui entidades reguladas nos EUA e no Japão, e opera em mais de 100 países em todo o mundo. Tom Brady, Stephen Curry, Gisele Bündchen, David Ortiz e Kevin O’Leary são os nomes associados à FTX.

6 | Binance
Maior bolsa de criptomoedas do mundo em volume informado, a Binance oferece aos clientes uma enorme variedade de pares de criptomoedas – mais de 1600 – nos mercados à vista, de derivados e de finanças descentralizadas (DeFi). A maior parte de seu volume está em futuros perpétuos de ether e bitcoin. A licença de prestadora de serviços de criptoativos no Bahrein recém-anunciada pela Binance indica que a gigante está a tomar medidas na direção certa em termos de conformidade regulatória. No último ano, a empresa passou por várias inspeções regulatórias referentes ao seu programa de combate à lavagem de dinheiro.

7 | Huobi Global
Fundada na China em 2013, a Huobi destina-se a negociadores intermédios e avançados. Além de oferecer mercados para mais de 200 ativos, a empresa também disponibiliza derivados e operações feitas em mercado de balcão balcão (over-the-counter, OTC). Sofreu acusações de lavagem (“wash trading”). Encerrou todas as atividades na China em 2021 e agora opera em Singapura. É regulada no Japão, em Gibraltar e no Luxemburgo.

8 | Gemini
Fundada pelos irmãos Winklevoss em 2013, a Gemini é uma corretora de criptomoedas sediada e regulada nos EUA e fortemente apoiada pela sua imagem que respeita a regulamentação. Também é detentora da plataforma de NFTs Nifty Gateway. A empresa levantou 400 milhões de dólares (366 milhões de euros) com a Morgan Creek Digital em novembro de 2021. As suas taxas são intermédias e o seu número de moedas e mercados está um pouco abaixo da média.

9 | GMO Coin
Uma das maiores bolsas de criptomoedas japonesas, a GMO Coin oferece um dos menores custos de negociação do setor, -1 ponto-base para “makers” e 5 pb para “takers” (em ienes japoneses), em nove pares de criptomoedas. A empresa controladora, o GMO Internet Group, também é dona da maior corretora de câmbio de retalho do mundo, a GMO Click Securities.

10 | eToro
Empresa regulada globalmente, a eToro tem uma avaliação de 9,6 mil milhões de dólares (8,8 mil milhões de euros) e oferece negociação de múltiplos ativos a mais de 1,5 milhões de clientes e 19 milhões de utilizadores. É regulada na Europa, nos EUA e em outras regiões. Os spreads para clientes de retalho são muito elevados (vão de 75 a 490 pontos base, dependendo da criptomoeda), mas a sua unidade eToroX cobra uma taxa baixa, de 5 pontos base por negociação.

Consulte a restante lista da Forbes.

 

Comentários

Artigos Relacionados