CUF lança avaliador de sintomas digital em Portugal com ajuda de empresa alemã

A CUF acaba de disponibilizar aos clientes um avaliador de sintomas criado e validado por uma equipa de mais de 50 médicos, um projeto que resultou de uma parceria com a empresa alemã ADA Health, especialista em Inteligência Artificial aplicada à saúde.

A CUF acaba de disponibilizar, através da sua aplicação móvel de gestão de saúde My CUF, um avaliador de sintomas integrado na sua rede de cuidados.

Ao combinar a inteligência artificial com o conhecimento médico e a evidência científica, o Avaliador de Sintomas My CUF permite aos doentes perceberem as possíveis causas para os seus sintomas e obter uma indicação da CUF para o acompanhamento clínico adequado, que pode ir desde uma teleconsulta até à necessidade de recorrer a uma urgência ou pedir ajuda médica imediata, explica a CUF em comunicado.

“A integração do Avaliador de Sintomas My CUF na nossa rede de cuidados permite que os dados do doente e os sintomas por ele descritos – com o devido consentimento – já estejam disponíveis quando o doente se dirige a qualquer um dos hospitais ou clínicas CUF, de Norte a Sul do país, ficando assim acessíveis aos médicos CUF que farão o seu acompanhamento, o que permite uma assistência mais rápida, integrada e completa”, explica Micaela Seemann Monteiro, diretora Clínica da CUF Digital.

Criado pela Ada Health, empresa alemã na área da saúde, fundada por médicos e cientistas, este avaliador de sintomas, agora implementado pela CUF, conta com mais de uma década de investigação e desenvolvimento e “constitui-se como uma alternativa, mais segura e fiável, à informação sobre saúde disponível na Internet”, garante a CUF na mesma nota enviada às redações.

O avaliador foi validado por  “uma equipa de 50 médicos especialistas da Ada Health que se dedicam ao desenvolvimento e otimização contínuos do avaliador de sintomas, que se torna mais exato à medida que é utilizado, em virtude dos milhares de casos inseridos diariamente, um pouco por todo o mundo, no algoritmo do avaliador”, adianta Micaela Seemann Monteiro

Um estudo científico publicado em 2020, que comparou várias soluções médicas digitais, demonstrou que as avaliações apresentadas por esta ferramenta foram seguras em 97% dos casos. Destaca-se ainda, neste estudo, a sua grande abrangência, com 99% das situações clínicas e patologias abrangidas neste avaliador.

O avaliador de sintomas, criado pela Ada Health em 2016, conta com 12 milhões de utilizadores em todo o mundo, tendo realizado até à data mais de 26 milhões de avaliações médicas.

Comentários

Artigos Relacionados