Governo lança quatro Avisos para projetos de investigação, desenvolvimento e inovação
Estão em causa projetos na área da agricultura e cada um dos quatro Avisos tem uma dotação de quatro milhões de euros cada.
Os Avisos recentemente lançados pelo Governo, anunciados na sua página oficial, dão resposta às iniciativas “Alimentação Sustentável”; “Uma só Saúde”; “Excelência da Organização da Produção”; e «Promoção dos produtos agroalimentares portugueses”, inseridos na Agenda de Inovação para a Agricultura 20/30 “Terra Futura”. Têm uma dotação de 4 milhões de euros cada um e são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estes Avisos financiam projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e refletem investimentos que ajudam Portugal a recuperar da crise pandémica, beneficiando o setor agrícola e contribuindo para o crescimento sustentável do país.
A apresentação de candidaturas pode ser feita até ao dia 29 de abril de 30 de setembro, 16 de maio e 30 de setembro, respetivamente para cada um dos avisos.
O primeiro Aviso tem como finalidade “estimular a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis e as cadeias curtas de abastecimento”, refere página do Governo. Além disso, pretende também valorizar os produtos de qualidade e a dieta mediterrânica, bem como sensibilizar os consumidores para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e para o consumo de produtos de época e de carne de pequenos ruminantes autóctones.
Por sua vez, o segundo pretende estimular sinergias intersectoriais e harmonizar abordagens e metodologias que permitam avaliar, prever e prevenir eventuais riscos de origem animal, alimentar, resistência aos antimicrobianos e outras ameaças emergentes, de modo a ser possível uma melhor gestão destes casos. Também é objetivo deste Aviso formar e sensibilizar os atores setoriais e a sociedade civil para a implementação transversal do conceito de “uma só saúde”.
Por fim o terceiro Aviso tem como objetivo ajudar na coordenação e organização da produção, apoiando o ganho de escala, a valorização dos produtos agroalimentares nacionais e o aumento do rendimento dos produtores, através de atividades de Investigação e Inovação, enquanto o quarto pretende estimular a inovação dos produtos agroalimentares portugueses, atendendo às novas tendências de consumo, com o objetivo de aumentar a notoriedade e a reputação dos produtos agroalimentares nacionais.
Recorde-se que a Agenda de Inovação está contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e que para a sua implementação estão destinados 93 milhões de euros. Dentro deste valor, 45 milhões de euros destinam-se à dinamização de projetos de investigação e inovação.








