EISMEA publica relatório sobre responsabilidade social nas PME e start-ups europeias

O relatório da EISMEA contempla 15 países da União Europeia e incide sobre pequenas e médias empresas e start-ups.
O European Innovation Council and SMEs Executive Agency (EISMEA) publicou recentemente o Uptake of Corporate Social Responsibility (CSR) by European SMEs and Start-ups, um relatório que envolve pequenas e médias empresas (PME), de oito setores de atividade (que vão do agroalimentar, à banca, aos transportes, comércio a retalho ou farmacêuticas), de 15 países da União Europeia (EU) e três potenciais candidatos que participam no programa COSME, Turquia, Sérvia e Macedónia do Norte.
Das várias conclusões do relatório, destaque para o facto de este indicar que cerca de 97% das PME participantes desenvolveram atividades classificadas como responsabilidade social empresarial. O nível de maturidade da empresa, o tamanho ou ainda o setor de atividade e o país em que estão instaladas são alguns dos fatores que determinam a implementação deste tipo de medidas.
O relatório conclui, no entanto, que a necessidade de apoio às PME para que estas tenham condições de integrar a responsabilidade social nas suas práticas e operações de negócio, continua a ser uma realidade. Um dos desafios deste processo passa por encontrar uma abordagem comercial que possa efetivamente contemplar a responsabilidade social empresarial.
A par do relatório, o EISMEA elaborou também um manual de boas práticas onde estão reunidas as melhores práticas implementadas pelas PME que integraram com sucesso a sustentabilidade no seu modelo de negócio.
Refira-se que Portugal não fez parte deste estudo. No entanto, deste resultam recomendações que são transversais e aplicáveis ao contexto português.