Pharrell Williams lança incubadora para apoiar empreendedores negros nos EUA

O músico norte-americano Pharrell Williams lançou a Black Ambition, uma incubadora sem fins lucrativos que visa financiar e apoiar empreendedores negros e latinos que estão a lançar start-ups em áreas como a tecnologia, design, saúde e bens e serviços de consumo.

O cantor Pharrell Williams lançou a Black Ambition, uma incubadora que vai impulsionar start-ups de tecnologia, design, saúde e bens e serviços de consumo fundadas por minorias étnicas nos Estados Unidos.

“Eventos e tragédias recentes ilustraram as divisões sempre existentes na experiência americana e, embora o empreendedorismo tenha sido um princípio do sonho americano, as pessoas marginalizadas enfrentaram barreiras de longa data para o sucesso”, disse Pharrell Williams, citado pelo Business Wire.

“Com o Black Ambition, o objetivo é ajudar a fortalecer o pipeline de empreendedores talentosos e fechar as lacunas de oportunidades e riqueza que resultam do acesso limitado a capital e recursos”, acrescenta.

No âmbito da Blçack Ambition, Williams anunciou dois concursos, o Black Ambition Prize e o Prémio Black Ambition HBCU.

Em parceria com as faculdades e universidades historicamente negras (em inglês: Historically black colleges and universities – sigla HBCUs), o Prémio Black Ambition HBCU oferecerá prémios e orientação para atuais e ex-alunos em HBCUs, à medida que desenvolvem ideias iniciais ou em estágio inicial e lancem empresas em áreas como tecnologia, design, saúde, e bens e serviços de consumo. O vencedor receberá até 250 mil dólares (206 mil euros).

As equipas devem incluir pelo menos um aluno a frequentar a licenciatura ou pós-graduação da HBCU (tempo integral ou a tempo parcial), um ex-aluno recente com dois anos de licenciatura ou um ex-aluno com dois anos a frequentar a instituição que seja membro da equipa fundadora.

Já o Black Ambition Prize apoiará start-ups em estágio inicial ligadas aos setores da tecnologia, design, saúde e bens e serviços de consumo. Os projetos devem ter pelo menos um fundador ou cofundador que se identifique como negro, africano, afroamericano e ou hispânico, latino. O vencedor receberá um prémio de até 1 milhão de dólares ( 825 mil euros).

Além dos prémios monetários, os empreendedores receberão mentoria, bem como acesso a network e informações sobre recursos de negócios.

A Back Ambition será liderada por uma equipa de artistas que inclui, por exemplo, o produtor, compositor, empresário, investidor e filantropo Pharrell Williams, vencedor do Grammy, e terá o apoio do The Bridgespan Group, uma organização sem fins lucrativos que apoia organizações voltadas para a missão, organizações sem fins lucrativos, filantropos e investidores de impacto.

Comentários

Artigos Relacionados